Resumo Grombrich cap.10 A Igreja Triunfante

323 palavras 2 páginas
GOMBRICH
CAP 10 – A IGREJA TRIUNFANTE
Mal os artistas começaram a construir com êxito as igrejas românicas e já surge uma nova concepção de igreja, que presava pela leveza e pelas grandes janelas que davam ao interior dessas igrejas um esplendor magnifico demonstrando aos fieis uma vaga ideia da Jerusalém Celestial tão citada nos sermões, surgem as igrejas góticas na França setentrional.
Essa nova concepção de igreja trouxe uma forma revolucionaria na estrutura das abobadas. Perceberam que as paredes no meio dos arcos eram dispensáveis e que poderiam colocar no lugar das paredes os vidros. As igrejas desse período só eram mantidas em pé por causa dos arcos ogivais, que são a união de dois segmentos de arcos, e que poderiam ser modelados de acordo com a necessidade da estrutura, fazendo eles mais pontiagudos ou arredondados, outra estrutura que manteve as igrejas em pé, foram às molduras robustas que mantinham a forma dessas igrejas, além dos arcobotantes. As paredes dessa nova igreja eram mais delicadas por causa dos seus vitrais policromos, e dava a igreja uma sensação de leveza, de magnifico e não de assustador como as anteriores.
As esculturas usadas nos pórticos das igrejas góticas fizeram com que as suas esculturas ganhassem vidas e tivessem a características individuais se tornando esculturas autônomas. Estes escultores não abandonaram de vez os seus antecessores ainda neste período eles se preocupavam com a simetria do conjunto sem deixar de lado o sentimentalismo destas, mas começaram a pensar em como representar e não só o que representar.
Neste período a arte italiana encontrou o seu mais celebre pintor, Giotto, este pintor abandonou a ideia de que toda a cena deveria ocorrer enquadrada e começou a representar as historias bíblicas de uma modo particular, pensando em como as pessoas reagiam de como era o olhar e os gestos.

Relacionados

  • psicologo
    1367 palavras | 6 páginas