Resumo gramatica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3982 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
(Análise do Discurso)
Eni Orlandi (Análise do Discurso)
Condições de produção do texto
“O sentido não existe em si, mas é determinado pelas posições ideológicas colocadas em jogo no processo sócio-histórico em que as palavras são produzidas. As palavras mudam de sentido segundo as posições daqueles que as empregam. Eles ‘tiram’ seu sentido dessas posições, isto é, em relação às formaçõesideológicas nas quais essas posições se inscrevem”.

Três tipos de relações de produção nas formações discursivas

• Relação de sentidos: não há discurso que não se relacione com outros. Um discurso aponta para outros que os sustentam, assim como para dizeres futuros. Desse modo, por exemplo, no discurso jurídico, está previsto nas leis o máximo da experiência humana acumulada através deacontecimentos relatados ou escritos, além de seus efeitos e relevância sociais.
• Antecipação: o sujeito dirá de um modo, ou de outro, segundo o efeito que pensa produzir no outro. Dessa maneira, esse mecanismo dirige o processo de argumentação visando seus efeitos sobre o interlocutor.
• Relação de forças: o lugar a partir do qual fala o sujeito é constitutivo do que ele diz. Assim, se o sujeito falaa partir do lugar do professor, suas palavras significam de modo diferente do que se falasse do lugar do aluno; a mesma coisa com a posição do padre ou pastor nas missas, e as diversas hierarquias sociais, cuja autoridade é aceita dentro de um acordo de vontades.

Três tipos de funcionamento do discurso

• Discurso autoritário: quando a polissemia é contida, o referente está apagado pelarelação de linguagem que se estabelece e o locutor se coloca como agente exclusivo, apagando também sua relação com o interlocutor;
• Discurso polêmico: a polissemia é controlada, o referente é disputado pelos interlocutores, e estes se mantêm em presença, em disputa pelos sentidos;
• Discurso lúdico: a polissemia está aberta, o referente está presente e os interlocutores se expõem aos efeitos dessapresença inteiramente, não regulando sua relação com os sentidos.

Ingo Voese (Análise do Discurso e o Ensino de Língua Portuguesa)

“A distribuição dos papéis sociais de acordo com os lugares sociais que os indivíduos ocupam, corresponde a uma hierarquização que concretiza uma diferenciação quanto ao valor e à importância do que se diz em cada instância social, ou seja, há valores de papéissociais que se agregam às falas, ungindo-as com maior ou menor força para produzir efeitos de poder.”

“Nossa fala, isto é, nossos enunciados [...] estão repletos de palavras dos outros, caracterizadas, em vários graus variáveis, pela alteridade [nós versus os outros] ou pela assimilação, caracterizadas, também em graus variáveis, por um emprego consciente e decalcado. As palavras dos outrosintroduzem sua própria expressividade, seu tom valorativo, que assimilamos, reestruturamos, modificamos (Bakhtin)”

“A discursividade do texto poderá ser analisada tomando como referência o tema e o modo de enunciação, quando a atenção se volta a observar o lugar social, a época e as circunstâncias históricas de enunciação. Isto é: a descrição do tema e do modo de enunciação permite interpretaçõesque podem conduzir, finalmente, à compreensão do texto.”

“A discursividade (determinações sociais do texto que incidem sobre a produção do discurso) pode ser distribuída em três níveis:
• Formas de comunicação verbal: as condições que se originam da heterogeneidade social a partir de classe, raça, sexo, religião, cultura, nacionalidade etc. O fato de pertencer a um determinado grupo, ao mesmotempo que impõe modos de enunciação, também avaliza a atividade do enunciante;
• Modos de enunciação: constituem-se como padrões e modelos mais ou menos estáveis de produção de enunciados, ou como possibilidades que abrangem campos distintos, como os dos gêneros discursivos (enunciados da Política, do Direito, da família etc.), o das variedades lingüísticas (os dialetos sociais e regionais:...
tracking img