Resumo gestão

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1242 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
5. Matricial: Estrutura organicional onde cada colaborador pode ser subordinado de um gestor funcional ou de divisão e de um gestor de projecto, já que resulta da combinação das estruturas funcional e divisional.
Vantagens: Minimiza os problemas de coordenação (os elementos que trabalham no mesmo projecto estão juntos.); rentabiliza a utilização do pessoal.
Desvantagens: Autoridade dual –um individuo é subordinado de duas chefias (um director funcional ou de divisão (vertiacal), e um director de projecto (horizontal); pode haver dificuldade de adaptação dos membros a este tipo de estrutura.

Gestão de topo

Direcção M. Direcção P. Direcção R.U. Direcção F.

Bolo
Choc.



COORDENAÇÃO

É o processo de integrarobjectivos e actividades de diferentes departamentos (ou áreas funcionais) de forma a realizar com eficácia os objectivos da organização.
Ex: Entre os sectores ou postos de trabalho de uma linha de montagem.

Necessidade de coordenação: Sem coordenação as pessoas e os departamentos perdem a visão dos seus papeis dentro da organização; a coordenação é necessária para superar problemas de divisãode trabalho; a maior ou menor necessidade de coordenação depende do grau de interdependencia entre as unidades cujo trabalho é complementar assim como da natureza das tarefas e informação necessária á sua realização.

Como coordenar eficazmente?

A. Usando técnicas de Gestão:
1) Cadeia de Comando: Clarifica os relacionamentos entre membros e unidades da organização, facilitando o fluxode informação.
2) Regras e procedimentos: Permitem que os membros da organização enfrentem rápida e independentemente, tarefas rotineiras de coordenação.
3) Planos (estratégicos e operacionais) e objectivos: Asseguram que todas as unidades trabalham para os mesmos objectivos.
B. Aumentando o potencial de coordenação (existe necessidade de aumentar o potencial de coordenação á medidaque as várias unidades de uma organização se tornam mais interdependentes ou crescem, uma vez que são necessárias mais informações.esse efeito pode ser obtido através de):
1) Sistemas de informação vertical: Através do qual se transmitem dados/informações verticalmente entre os vários niveis hierárquicos.essa comunicação pode ocorrer dentro ou fora da cadeia de comando.
2) Relacionamentoslaterais: Atravessam a cadeia de comando.Permite troca de informação e tomada de decisão ao mesmo nivel.Ex: Comités; “Task force”...
C. Reduzindo as necessidades de coordenação:

1) Criando folgas de recursos (recursos adicionais):Dá ás unidades margem de segurança para atender ás necessidades umas da outras.Ex: uma marca prevé vender 100.000 u./produto, contudo estabelece uma quotade produção de 105.000 u. Para o caso da procura vir a ser maior e define como prazo de produção Outubro para ter 3 meses de margem caso surjam dificuldades de produção ou transporte.
2) Criando unidades independentes: Estas unidades podem realizar internamente todos os aspectos necessários de uma determinada tarefa.

AUTORIDADE, DELEGAÇÃO, DESCENTRALIZAÇÃO

1. Autoridade formal oupoder legitimo – Poder baseado na compreenção geral de que individuos ou grupos especificos, têm o direito de exercer influência, em virtude da sua posição na organização.Assenta na aceitação do subordinado, de uma instrução dada por um superior hiérarquico, porque este acredita que o superior hierárquico tem o direito de o fazer.
a) Visão clássica – A autoridade surge a um nivel muito alto nasociedade, sendo passada para baixo de nivel para nivel.Ex: os directores são nomeados pelos administradores pelo que aceitam a autoridade destes.
b) Visão da aceitação – A base da autoridade está mais influenciado do que no influenciador.Quando é que uma pessoa aceita uma autoridade superior? Quando entende a comunicação; está apto a cumprir a ordem em termos fisicos e psicológicos;quando...
tracking img