Resumo gestão de empresas e suas definições

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (676 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO GESTÃO DE EMPRESAS E SUAS DEFINIÇÕES

Embora a origem da criação das Organizações seja, provavelmente, coincidente com o início da sedentarização do Homem só se conhecem textos,referindo especificamente a sua gestão, publicados a partir da primeira década do século XX. Anteriormente alguns textos, de natureza filosófica ou religiosa, incluíam algumas referências à disciplina dagestão das Organizações.
As abordagens realizadas por Frederick Taylor, em 1911 no trabalho The principles of scientific management, Henri Fayol, em 1916 no trabalho Administration industrielle egénèrale e por Max Weber, em 1947, na obra The theory of social and economic organization (Burocracia) são, normalmente, consideradas a base da denominada Teoria Clássica de Gestão das Organizações.Os dois primeiros trabalhos são contemporâneos do desenvolvimento das grandes empresas industriais diversificadas e das primeiras grandes estruturas públicas organizadas.
A obra de MaxWeber, mais tardia, é uma abordagem conceptual acadêmica com menor fundamentação empírica que as realizadas por Taylor e Fayol mas, apresenta suficientes características para poder ser englobada namesma corrente de pensamento.
Qualquer um dos autores tem como objetivo a descoberta de regras ideais que serão subjacentes ao funcionamento de qualquer empresa. Consequentemente o trabalhocientífico desenvolvido conduzirá à descoberta de normas absolutas que serão aplicadas pelos gestores das empresas.A este objetiva está subjacente a conceitualização da empresa como um Sistema Fechado, emque a tecnologia operativa é determinante para o seu funcionamento. A gestão da empresa centra-se na otimização do sistema produtivo interno sendo o indivíduo considerado como uma peça de todo omaquinismo. Exige-se uma adaptação total e mecânica do indivíduo ao sistema produtivo. Cada empregado deveria executar instintivamente as ações que lhe eram distribuídas obtendo-se assim a eficiência...
tracking img