Resumo geologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 27 (6591 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Extinções Em Massa

A história da Terra encontra-se escrita nas rochas, é feita em acontecimento de grande rapidez e violência ou longos e extremamente calmos, que podem ser vistos nas rochas através dos fosseis. Milhões de espécies já se extinguiram e hoje em dia há algumas que estão em vias de extinção. A causa principal é a actividade humana, que tem vindo a provocar o aquecimento global quecausa o efeito de estufa e consequente aumento da temperatura, devido á emissão de gases poluentes para a atmosfera. Há 2 tipos de extinções, verdadeira e falsas. Os ecossistemas entraram em desequilíbrio provocando uma drástica diminuição da biodiversidade terrestre e marinha, ocorrendo assim extinções em massa. As causas das extinções podem estar na própria Terra – Causas Geológicas, ou podemser exteriores ao nosso planeta, Causas Cosmológicas.

As causas Geológicas procuram justificar as extinções com acontecimentos ocorridos na própria Terra:

• As Regressões e Transgressões Marinhas, as transgressões que são acontecimentos favoráveis a diversificação dos seres marinhos, criando assim extinções falsas, pois os seres vivos vão-se adaptar ao novo sitio onde moram, mudando ecriando novas espécies. As regressões podem ter grandes impactos nos ecossistemas e consequentes extinções de espécies.

• A Actividade Vulcânica, que se for de uma forma muito intensa liberta uma grande quantidade de gases para a atmosfera e criar desequilíbrios nos ecossistemas, entre os quais o aumento do efeito de estufa, com consequente aumento da temperatura. Alem disso pode libertardióxido de enxofre que pode criar chuvas ácidas e envenenar as plantas e organismos contribuindo para o colapso da cadeia alimentar.

• A migração dos Continentes, as massas continentais juntaram-se para juntar a Pangeia, as áreas interiores desse super continente sofriam de forte aridez, que provocou grandes variações de temperatura e diminuição da pluviosidade, conduzindo para o aparecimento dedesertos e glaciares. Por outro lado com a junção dos continentes, as áreas marinhas entre os continentes diminui, onde viviam grande quantidade de organismos marinhos.

As causas Cosmológicas, que se baseavam em dados pouco fundados, as mais comuns são: as extinções com a passagem do S.S. por zonas poeirentas do espaço, com a explosão de uma supernova próximo da nossa galáxia ou com oimpacto da Terra com corpos vindos do espaço.

Walter Alvarez, encontrou uma pequena camada de argila avermelhada, e verificou que essa camada marcava a passagem da Era Mesozóica para a Era Cenozóica. Essa camada tinha um teor em Irídio, que é um material muito pouco comum na superfície Terrestre, mas relativamente abundante no espaço, podendo ter chegado a Terra através de um impacto de um corpode grandes dimensões. Este impacto teria levantado uma grande nuvem de poeiras, impedindo que se desse a fotossíntese, pois a luz solar não conseguiam penetrar na nuvem de poeiras que tapavam a Terra, e assim sendo afectadas as cadeias alimentares

2 Investigadores observaram que existia um ritmo bem definido na extinção de espécies, com cerca de 26 milhões de anos. Uma teoria desenvolvida porRichard Muller, formulou a Teoria da Estrela Companheira do Sol. A maior parte das estrelas da nossa galáxia possuem uma estrela companheira, o Sol certamente não é nenhuma excepção, e talvez ainda não foi encontrada por ser muito pequena ou por emitir muito pouca luz. Ao descrever a sua orbita, com um período de 26 milhões de anos, esta companheira pode passar pela nuvem de cometas de Oort, ondeprovoca vários desequilíbrios gravitacionais de tal forma que os cometais ai existentes saem disparados em todas as direcções, sendo uma dessa direcção o planeta Terra. Esta estrela foi designada como Némessis.

Esta teoria não é aceite por toda a comunidade científica, alguns cientistas defendem que a camada em Irídio é proveniente da grande actividade vulcânica, que o troce do interior da...
tracking img