Resumo geologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 25 (6144 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Geologia
I – Estrutura e dinâmica da geosfera
1 - As rochas, arquivos que relatam a história da Terra
Rochas usadas para estudar a história da Terra → fósseis
Fóssil de fácies – fóssil que fornece importantes informações de carácter paleogeográfico, corresponde a espécies de viveram durante grandes intervalos de tempo e ocuparam áreas geográficas restritas.
Fóssil de idade – fóssil quepermite a datação de rochas, pois corresponde a espécies que viveram durante intervalos de tempo relativamente curtos e ocuparam áreas dispersas por muitas zonas da Terra.
Rochas – unidades estruturais da crusta e manto terrestre, formadas por associações de um ou mais minerais, geradas por processos naturais desde épocas remotas e testemunham as condições em que se originaram.
1.1. Rochassedimentares
Sedimentogénese – processos que intervêm desde a elaboração dos materiais que vão constituir as rochas sedimentares até à deposição desses materiais.
 Meteorização – alterações físicas e químicas que ocorrem nas rochas que ficam expostas à superfície.
 Erosão – remoção dos materiais resultantes da meteorização por acção de agentes erosivos (gravidade, água, vento, seres vivos). Formamdetritos ou clastos.
 Transporte – os detritos são transportados.
 Sedimentação – deposição dos materiais transportados, determinada pela força gravítica sobre os materiais.
De acordo com a natureza da origem as rochas sedimentares são:
- detríticas (detritos. Exs: blocos, arenitos, areias);
- quimiogénicas (precipitação de minerais em solução. Exs: calcários, gesso, sal-gema);
- biogénicas(restos de seres vivos. Exs: carvão, petróleo).

Estratos - Se não houver nenhuma perturbação, a sedimentação forma camadas paralelas e horizontais que se distinguem pela diferente espessura, pelas dimensões e pela coloração dos materiais.

Diagénese – evolução que os sedimentos experimentam, em que intervêm processos físico-químicos diversos que os transformam em rochas sedimentares.

Compactação – devida à pressão das camadas superiores. Certos minerais podem ficar orientados.
 Cimentação – preenchimento dos espaços vazios ainda existentes por materiais resultantes da precipitação de substâncias químicas dissolvidas na água de circulação.

1.2. Rochas magmáticas
O magma, como é menos denso do que as rochas envolventes, tende a ascender na crusta, aproximando-se da superfície.Ao fazê-lo, arrefece e entra em consolidação, formando rochas magmáticas.

Tipos de rochas magmáticas:
- Intrusivas/plutónicas – se o magma se consolida no interior da crusta; ex: granito;
- Extrusivas/vulcânicas – se o magma consolida à superfície ou perto dela; ex: basalto.

As rochas plutónicas apresentam, minerais de dimensões identificáveis à vista desarmada devido a um arrefecimentolento em profundidade que é propício ao crescimento dos cristais.

1.3. Rochas metamórficas

Rochas metamórficas – resultam de outras rochas pré-existentes, que experimentam transformações mineralógicas e estruturais, devidas a condições de pressão e de temperatura elevadas, a fluidos circulantes e ainda devido ao tempo.

Tipos de metamorfismo:
- Regional – regiões em que as rochas ficamsubmetidas a tensões e temperaturas elevadas; zonas de colisão de massas continentais. Devido às tensões, os minerais ficam orientados em determinados planos definindo uma foliação que confere à rocha um aspecto textural característico. Ex: micaxisto.
- De contacto – quando uma intrusão magmática se instala entre rochas preexistentes, o calor proveniente do magma pode metamorfizar as rochasencaixantes. Ex: mármore.

1.4. Ciclo das rochas

Ciclo das rochas: conjunto de transformações do material rochoso no decurso das quais as rochas são geradas, destruídas e alteradas por processos devidos à dinâmica interna e externa da Terra.

2. A medida do tempo geológico e a idade da Terra

2.1. Idade relativa e idade radiométrica
Datação relativa – processo de datação que permite avaliar a...
tracking img