Resumo Geo 11ºano (inacabado)

725 palavras 3 páginas
Geologia 11º ano
Rochas Sedimentares Rochas- Associações de mineiras que se formaram em determinadas condições de pressão e temperatura. Meteorização- Conjunto de fenómenos (físicos ou químicos) que levam à alteração das características iniciais das rochas. Ajuda a fragmentar as rochas em pequenas porções. Erosão- Conjunto de processos físicos que permitem remover os materiais resultantes da meteorização.
Meteorização:
-Física (ou mecânica) - processos que fragmentam as rochas em pedaços cada vez mais pequenos, sem que ocorra alteração na sua composição química.
1. Ação da água (fator mais importante de alteração das rochas) A alternância de períodos secos com períodos de elevada humidade leva a que haja aumentos e diminuições de volume das rochas, gerando tensões na mesma levando à sua posterior fracturação e, eventualmente, a sua desagregação.
2. Ação do gelo (CRIOCLASTIA) Quando há uma descida da temperatura, a água presente nas fraturas e poros da rocha pode gelar. Ao passar do estado líquido para o sólido, a água vai aumentar o seu volume (expande-se), exercendo forças que aumentam as fissuras já existentes e geram novas.
3. Ação dos seres vivos A implantação de sementes no interior das fraturas de rochas porosas com fraca resistência pode contribuir para a sua desagregação, uma vez que as suas raízes, aos crescerem iriam alargar as fraturas. Para além disto, certos animais cavam tocas nas rochas aumentando assim o seu grau de desagregação.
4. Ação da temperatura (TERMOCLASTIA) A variação de temperatura causa variações de volume em todos os corpos. Assim, em sítios (como no deserto) onde ocorre variações bruscas de temperatura podem resultar em variações bruscas de volume das rochas, uma vez que um aumento de temperatura implica dilatação e um abaixamento, uma contração. Este movimento sistemático leva à fracturação das rochas.
5. Crescimento de minerais (HALOCLASTIA)
Por vezes, a água existente nos poros e fraturas das rochas contém

Relacionados