Resumo genetica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1381 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CROMO SSOMOS: são filamentos espiralados de cromatina, existente no suco nuclear de todas as células.

Em células em interfase não se pode observar a microscopia comum os cromossomos individualizados, nesse caso somente uma massa chamada cromatina sendo constituída de nucleoproteínas (RNA e DNA em maior parte) além de proteínas globulares, fosfatídeas e elementos minerais tais como cálcio emagnésio. Pode se apresentar em forma de eucromatina e heterocromatina. A heterocromatina é a maior parte e de maior coloração porém com menor atividade gênica.
DNA Constituinte fundamental do cromossomo formado por bases nitrogenadas:
Purinas representadas pela adenina e guanina.
Primidinas representadas pela citosina e timina

MOLECULA DE DNA é uma hélice dupla helicoidal em que ofilamento externo é constituído por fosforo e açúcar e a parte mais interna pelas ligações duplas de hidrogênio entre adenina e guanina e triplas entre cistosina e timina. O DNA esta presente no núcleo e na mitocôndria.

Tipos de cromossomos

Alterações do material genético
Mutações
* São alterações ou modificações súbitas, espontâneas, em genes ou cromossomas, podendo acarretar variaçãohereditária.
* As mutações podem ser gênicas quando alteram a estrutura do DNA, num determinado gene, ou cromossômicas quando alteram a estrutura ou o número de cromossomos.
* As mutações são espontâneas e podem ser silenciosas, ou seja, não alterar a proteína ou sua ação. Podem ainda ser letais, quando provocam a morte, ou ainda acarretar doenças ou anomalias.
* As mutações tambémpromovem a evolução já que determinam aumento na variabilidade genética.
Onde / Como ocorrem?
* Por erros na replicação de DNA que antecede uma divisão celular (mitose ou meiose).
* Por erros relacionados com a individualização dos cromossomas, por exemplo no crossing-over, na separação de cromossomas ou de cromátides, durante uma divisão celular (meiose ou mitose)
* Por erros nareplicação de DNA que antecede uma divisão celular (mitose ou meiose).
* Por erros relacionados com a individualização dos cromossomas, por exemplo no crossing-over, na separação de cromossomas ou de cromátides, durante uma divisão celular (meiose ou mitose)
* Nas células somáticas (durante a mitose) refletindo-se nas células, desse indivíduo, descendentes da que sofreu a mutação (ex:tumores).
* Na formação dos gametas (meiose) - células da linhagem germinativa - e serão transmitidas hereditariamente.
Mutações gênicas
As mutações gênicas são responsáveis por alterações nos genes e consequentemente nas proteínas, determinando, muitas vezes, a formação de novas proteínas ou alterando a ação de enzimas importantes no metabolismo.
* Alteram a sequência de nucleotídeos de umgene (alteram uma ou mais bases do DNA), o que afetará a leitura durante a replicação ou durante a transcrição.
* Constitui-se assim um alelo, uma nova versão, do gene alterado

1. Substituição ocorre a troca de um ou mais pares de bases.

2. Inserção e deleção acontece quando uma ou mais bases são adicionadas ou removidas, respectivamente, ao DNA, modificando a sequência deleitura da molécula durante a replicação ou a

Mutações cromossômicas
1. Também chamadas de aberrações cromossômicas, são alterações na estrutura ou no número de cromossomos normal da espécie.
2. Podem ocorrer nos autossomos ou em cromossomas sexuais.
3. Podem provocar anomalias e mal formações no organismo ou até a inviabilidade dele.
Mutações Cromossômicas Estruturais
* Provocamalterações na estrutura dos cromossomos, podendo ocasionar a perda de genes, a leitura duplicada ou erros na leitura de um ou mais genes.
* * Deleção duplicação inversão
* Deleção duplicação inversão
Podem acontecer por deleção, duplicação, translocação ou inversão de partes de...
tracking img