Resumo gem - cap 3 e 4

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1561 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Capítulo 3
Em 2008, o banco Lehman Brothers sucumbiu finalmente a um lento e mal sucedido processo de busca por auxílio, sendo a maior declaração de falência dos EUA. Cerca de oito meses depois, a Sadia S/A é comprada pela Perdigão S/A, e surgiu o segundo maior conglomerado frigorífico do brasil. Os fatos acima são eventos que marcaram a crise e sua dimensão na economia americana e seus reflexospelo mundo. No Brasil, a crise tornou-se também evidente, porém, os impactos foram sentidos em proporções menores. Em 2009, a crise atingiu seu auge, e a recessão foi confirmada por três trimestres consecutivos de recuo do PIB tanto na economia brasileira quanto na americana.
Ao se comparar a TEA (o empreendedorismo em seu estágio inicial) com a variação anual do produto interno bruto (PIB) nosanos de 2007, 2008 e 2009 (estimado) (FMI, 2009), pode-se observar, que a economia americana sofreu uma desaceleração de 2007 para 2008 e uma retração de 2008 para 2009. Na economia brasileira, o padrão foi semelhante, com desaceleração de 2007 para 2008 e retração de 2008 para 2009. A diferença entre os dois países está no patamar de crescimento entre as duas, que no caso do Brasil estava emtorno de 5% e para os EUA estava em torno de 1%.
Outra questão relevante nesse contexto de crise é entender em que medida o empreendedorismo presta-se como mecanismo para reverter uma tendência de queda na atividade econômica e transformá-la em uma tendência de alta. No Brasil, o impacto da crise foi sentido mais fortemente pelos indicadores de atividade econômica em 2009, entretanto, a atividadeempreendedora observou um aumento. Uma possível explicação seria que, embora a economia brasileira tenha entrado em estado de alerta em função da crise, o crescimento recente, fortemente pautado no investimento no consumo de máquinas e equipamentos, gerou um ambiente de cautela, mas ainda favorável ao espírito empreendedor brasileiro. Isso é, de certa forma, o que indica a curva da taxa deempreendedorismo por oportunidade, principalmente para os anos de 2007, 2008 e 2009. Complementarmente, a crise também teve efeitos sobre o emprego, o que gerou um contingente significativo de pessoas que tiveram que buscar na atividade empreendedora uma solução para a manutenção do padrão de consumo.
Em comparação com a economia norte-americana, em 2009, a TEA brasileira de empreendedores poroportunidade ultrapassa a TEA dos EUA para o mesmo quesito. Uma possível explicação para isso está na menor dependência das empresas brasileiras, no período recente, das receitas extraordinárias geradas no mercado financeiro. Outra explicação possível está na disponibilidade de títulos públicos com rentabilidade elevada e cada vez mais acreditados no mercado financeiro nacional.
O Brasil tornou-se umlugar com mais oportunidades para empreender do que os EUA. Essa tendência possivelmente foi resultado das opções diferentes nos anos recentes. O primeiro ponto divergente se refere à postura do governo em relação ao controle do mercado financeiro. A forte dependência do mercado financeiro para alavancar a produção e o consumo nos EUA certamente foi um fator para a redução das oportunidades paraempreender durante o período de recessão, o que não se observou no brasil. Outro ponto importante está na diferença de postura na política internacional, os EUA com déficit nas contas do governo por causa da manutenção de guerras, limitou a capacidade de implementação de políticas para evitar um aumento do desemprego e a redução no consumo das famílias. No caso do Brasil, que por muitos anos manteve-secom uma política de austeridade fiscal para redução do endividamento externo e controle da proporção dívida/PIB, o governo pôde implementar políticas como a isenção fiscal e tributária em segmentos mais duramente atingidos.

Capítulo 4
Investidores informais tendem a utilizar o dinheiro de sua poupança e renda atual quando investem em empreendedores. O investimento informal é relativamente...
tracking img