Resumo fundamentos teoricos da educação infantil

RESUMO DE FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por Kátia Tarcília Gabriel Corrêa dos Santos

CAPÍTULO 01 – Condições para a qualidade

A Educação Infantil éconsiderada a primeira etapa da educação básica. Ela é dividida em creches que atende crianças de 0-3 anos de idade e na pré-escola, que ensina as crianças de 3-6 anos.
Em 1986, e em 1990 foram realizadosdois eventos importantes, que resultaram em documentos e normas para a qualidade da educação mundial. Este documento dividiu-se em duas partes: condições para a qualidade e indicadores de qualidade.Os itens para as condições de qualidades foram definidos como: Escolhas políticas, Legislação, Recursos, Planejamento, Suporte Técnico, Qualidade e Formação dos Profissionais, Estrutura física,Pesquisa e Coordenação dos serviços.

CAPÍTULO 02 – Indicadores de qualidade

A acessibilidade às creches para a comunidade, é um indicador de qualidade, pois a população mais carente precisa teracesso às creches de boa qualidade. É preciso que as creches usem de bom senso em relação aos critérios rigorosos, pois eles podem dificultar e até excluir crianças carentes.
Ambiente físico também é umindicador de qualidade considerável pois, uma creche ou pré-escola precisa de condições mínimas para oferecer um espaço agradável aos seus alunos.
Atividades de aprendizagem favorecendo odesenvolvimento cognitivo, afetivo e social da criança.
A boa convivência social, pois a creche é um universo social complexo e a criança aprende a socializar-se bem desde cedo.
A opinião dos pais também éimportante para a verificação da qualidade de uma creche ou pré-escola, porque é eles que percebem ou não o bom desenvolvimento dos seus filhos.
As comunidades precisam ter passe livre nas escolas,para a troca de informações e conselhos.
As próprias crianças também são indicadores de qualidade de uma pré-escola, porque ao avaliarmos o nível de aprendizado que adquiriram, estamos verificando...
tracking img