Resumo fundamentos teoricos da educação infantil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1839 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO DE FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por Kátia Tarcília Gabriel Corrêa dos Santos

CAPÍTULO 01 – Condições para a qualidade

A Educação Infantil é considerada a primeira etapa da educação básica. Ela é dividida em creches que atende crianças de 0-3 anos de idade e na pré-escola, que ensina as crianças de 3-6 anos.
Em 1986, e em 1990 foram realizadosdois eventos importantes, que resultaram em documentos e normas para a qualidade da educação mundial. Este documento dividiu-se em duas partes: condições para a qualidade e indicadores de qualidade.
Os itens para as condições de qualidades foram definidos como: Escolhas políticas, Legislação, Recursos, Planejamento, Suporte Técnico, Qualidade e Formação dos Profissionais, Estrutura física,Pesquisa e Coordenação dos serviços.

CAPÍTULO 02 – Indicadores de qualidade

A acessibilidade às creches para a comunidade, é um indicador de qualidade, pois a população mais carente precisa ter acesso às creches de boa qualidade. É preciso que as creches usem de bom senso em relação aos critérios rigorosos, pois eles podem dificultar e até excluir crianças carentes.
Ambiente físico também é umindicador de qualidade considerável pois, uma creche ou pré-escola precisa de condições mínimas para oferecer um espaço agradável aos seus alunos.
Atividades de aprendizagem favorecendo o desenvolvimento cognitivo, afetivo e social da criança.
A boa convivência social, pois a creche é um universo social complexo e a criança aprende a socializar-se bem desde cedo.
A opinião dos pais também éimportante para a verificação da qualidade de uma creche ou pré-escola, porque é eles que percebem ou não o bom desenvolvimento dos seus filhos.
As comunidades precisam ter passe livre nas escolas, para a troca de informações e conselhos.
As próprias crianças também são indicadores de qualidade de uma pré-escola, porque ao avaliarmos o nível de aprendizado que adquiriram, estamos verificandose a escola está desenvolvendo um bom projeto pedagógico.

CAPÍTULO 03 – A idéia de infância e a sua escola

Na época medieval não havia infância. As crianças eram ignoradas, não possuíam qualquer importância, sendo muitas consideradas um estorvo para as famílias menos abastadas. Havia também vários assassinatos de até bebês pelos próprios pais, os quais não eram levados em consideração pelasociedade. Era considerado “acidente”. Nos seus primeiros anos de vida, elas eram tratadas com algum carinho, porque eram como animais de estimação, mas quando cresciam e se tornavam sem graça, voltavam a serem ignoradas.
Nos meados dos séculos XVI e XVII, começou-se a mudar esse comportamento em relação às crianças. As famílias começaram a querer educá-las, não para que fossem doutores, mas paraque pudessem corrigi-las e dominá-las. As famílias ricas educavam seus primogênitos para serem doutores e os demais filhos recebiam somente a educação básica.
Nos dias de hoje, temos a educação como dever de todos os pais, mas vemos na realidade que isso não acontece sempre. Podemos verificar diversos tipos de educação, diferenciada pela classe social. Há crianças que recebem vários tipos deatividades extra-curriculares bem como uma boa escola, e há diversas crianças que trabalham para ajudar em casa, crianças fora da escola cometendo pequenos e até grandes delitos.

CAPÍTULO 04 – A história das creches

A primeira creche foi fundada em 1767, na França. Estudavam crianças a partir de 02 anos que formavam círculos em volta da professora que os educava enquanto tricotava. Em 1816,na Escócia foi criada uma pré-escola por Robert Owen, que se preocupava com as crianças de seus empregados. Ele iniciou várias reformas sociais e uma delas foi elevar a idade mínima de trabalho infantil para 10 anos.
A creche surgiu como uma instituição assistencial que substituía a família, mas temos que ressaltar que somente famílias que não podiam pagar por uma boa educação é que utilizavam...
tracking img