Resumo freud

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1546 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Freud, Além da Alma: Reflexões sobre a contribuição do filme na formação teológica.
1 - Introdução
O presente trabalho trata-se da identificação no conteúdo do filme “Freud Além da Alma”, exibido em sala de aula, da matéria Introdução à Psicologia, e tem por objetivo fazer Reflexões sobre a contribuição do filme na formação teológica.
A metodologia utilizada foi a de análise doreferido filme, anotação de dados principais que ajudaram na composição do presente trabalho aliados a minha vivência no contexto da igreja local, atuando em áreas de liderança da igreja. As dificuldades encontradas no presente trabalho devem-se ao fato de toda a história do filme ter se passado em uma época distanciada da realidade atual no que se refere ao tempo e ao ambiente de outro continente epais. Evidentemente as percepções encontradas no presente trabalho não esgotarão de maneira alguma todas as nuances passíveis de serem encontradas no filme assim como na história a cerca da Psicologia, de Freud, da Psicanálise e da formação de um Teólogo.
2 - A observação
No que ser refere à observação dos fatos ocorridos, o que pode ser visto no filme “Freud: além da alma” é que há uminteresse muito grande por parte de Freud por entender o que se passa no cotidiano das pessoas, e somente a partir dessa leitura do cotidiano, traçar uma forma de solucionar as dificuldades geradas na vida das pessoas que estão relacionadas com ele.
Esta observação é sempre de forma a tentar entender a pessoa como ela é sem enquadrar a pessoa em algum estereótipo. A observação é feita a partir dasexperiências da própria pessoa, de forma que os resultados da observação relacionam-se com esta experiência. Sempre que possível, a experiência da pessoa, seja ela positiva ou negativa, é o motor para a observação e para a análise por parte de Freud, fazendo com que ele perceba a pessoa como ela é em sua essência.
Os traumas psicológicos são tratados do ponto de vista da pessoa traumatizada,e independente de quais sejam os motivos, Freud procura buscar nos traumas a solução para os problemas de quem passou por eles.
A postura de Freud é de alguém que observa, analisa, questiona, teoriza e finalmente trata o traumatizado, sem questionar se o que ele passa é certo ou errado, positivo ou negativo, relacionando o que se observa com as pessoas observadas e o contexto social destapessoa. Isto sinaliza para o fato de que a formação Teológica deve encarar e vivenciar estes caminhos. Despindo-se de conceitos pré-estabelecidos, abandonando alguns dogmas, mais precisamente os mais modernos, o Teólogo deve encarar o ser humano com todas as suas complexidades e particularidades. Tal como Freud enxergava, o Teólogo deve enxergar além do que está patente aos olhos. Ele deve tentarrebuscar no interior da pessoa os elementos necessários para que se processe a melhora dessa pessoa, seja no nível físico ou no nível espiritual.
Qualquer tentativa do Teólogo de olhar para uma pessoa e já expressar julgamento a respeito do que ela passa, sem que uma observação acurada seja realizada, poderá induzi-lo a encontrar posicionamentos onde a primeira impressão é: “os problema não étão grande quanto se apresenta.” É preciso que o Teólogo entenda que a complexidade de um problema é real para quem vive o problema, mesmo para outras pessoas seja de fácil solução.
Há um posicionamento de Freud em querer pesquisar profundamente todas as situações que envolvem a pessoa em seus problemas, investindo tempo para a percepção da pessoa em sua totalidade, analisando os fatos presentese pesquisando no passado da pessoa algo que possa ter contribuído para o seu estado atual. É um trabalho meticuloso, detalhista, onde o esforço para se alcançar resultados se torna em muitos momentos maior que sua necessidade se afirmar como cientista pesquisador. Neste ponto de vista, podemos entender o Teólogo como aquele que está disposto a experienciar, pesquisar, desvendar, elucidar todos...
tracking img