Resumo Fotografia Flavio Shimoda

1088 palavras 5 páginas
Resumo Livro Fotografia
Flavio Shimoda, capítulo1 ao 3
Professor Renan Carvalho Kubota

Campo Grande – MS
Abril /2014

Definição
Fotografia é o conhecimento humano acumulado, uma revolução cultural, perseguido pela humanidade ao longo da sua história, desde a antiguidade o homem toma consciência de sua existência, o sentido da visão torna-se predominante no processo de organização.
Também uma solução tecnológica para produção em massa.
Dessa forma a fotografia supera a simples visão histórica de um invento que registra a luz para se tornar um aparelho social de produção e reprodução de linguagens.
Um conjunto de ciência, prática, imaginação, habilidade técnica e capacidade organizativa, no qual de um lado temos tecnologia da materialidade do aparelho e do outro a linguagem da imagem.
Podemos definir como um produto cultural produzido na imaginação pela tecnologia.
A imagem fotográfica é o produto tecnológico, o resultado de um longo desenvolvimento da História da humanidade que foi disponibilizado para consumo em massa.

ORIGEM DO TERMO FOTOGRAFIA
O substantivo fotografia, desde o século XX utilizado popularmente para significar uma prática social baseada em tecnologias comerciais e captura de reprodução de imagens, é composto por dois termos de origem grega, que significam, Luz (foto) e escrita (grafia), ou seja, escrever com luz.
Câmara escura, projeção luminosa, fabricação de lentes convexas e propriedades químicas.
A junção histórica desses três conhecimentos básicos e que só vem acorrer no século XIX é o que vai permitir o advento da tecnologia fotográfica como conhecemos hoje.
A câmara escura é um dispositivo simples composto por uma câmara vedada com um único orifício de entrada de luz, que projeta um feixe cônico, formando uma imagem luminosa na parede oposta ao orifício.
A característica dessa imagem, em relação ao objeto real é que ela se forma no interior da câmara escura de forma invertida.

Com a utilização de

Relacionados

  • Trabalho Interdisciplinar de Publicidade e Propaganda, Agência Experimental
    10881 palavras | 44 páginas