UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SODOESTE DA BAHIA – UESB
DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA – DG
CURSO: LICENCIATURA EM GEOGRAFIA
DISCIPLINA: INTRODUÇÃO À GEOLOGIA

DISCENTE: Francisco Leal

RESUMO: FORMAÇÃODO SOLO

O solo pode ser considerado resultado da adaptação das rochas às condições de equilíbrio do meio em que se encontram expostas, geralmente diferentes daquele que condicionou sua gênese.Também se refere, de modo mais restrito, à camada onde é possível desenvolver-se a vida animal e vegetal na Terra. O nome técnico para o solo, em geologia, é manto de intemperismo, e ele se localizalogo acima da litosfera.
Atualmente, pode considerar que o solo é um produto da ação conjugada do clima e da biosfera, sobre a rocha matriz de acordo com o relevo em determinado tempo e que os fatoresativos envolvidos no processo de sua formação são aqueles tidos como fontes de energia e reagentes, enquanto os agentes passivos são representados pelos constituintes que servem como fonte de materiale por alguma condição ambiental que lhe diz respeito. Os agentes passivos são: o clima e a biosfera; e os agentes passivos são a rocha matriz e o relevo.
É no solo que se desenvolve a maior parte davida terrestre, fluvial, lacustre e marítima. Os seres vivos, bem como o vento e as águas, são os agentes de formação e modificação do solo, que na maior parte têm entre 1,0 e 1,5 metro deprofundidade.
Ao estudar o processo de formação dos solos deve-se levar em consideração as descrições das características genéticas e petrográficas das principais rochas regionais, o que implicará, porconseguinte, no conhecimento dos minerais. E isto é essencial, pois a natureza e qualidade dos solos dependem em parte dos minerais que entram em sua constituição. Além do mais, na composição mineralógicadas frações granulométricas dos solos são encontrados elementos eficientes para o conhecimento de sua resistência à erosão e sua reserva mineral.
Têm-se como exemplos alguns minerais de suma... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2011, 08). Resumo: formação do solo. TrabalhosFeitos.com. Retirado 08, 2011, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resumo-Forma%C3%A7%C3%A3o-Do-Solo/55776.html

MLA

"Resumo: formação do solo" TrabalhosFeitos.com. 08 2011. 2011. 08 2011 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resumo-Forma%C3%A7%C3%A3o-Do-Solo/55776.html>.

MLA 7

"Resumo: formação do solo." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 08 2011. Web. 08 2011. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resumo-Forma%C3%A7%C3%A3o-Do-Solo/55776.html>.

CHICAGO

"Resumo: formação do solo." TrabalhosFeitos.com. 08, 2011. Acessado 08, 2011. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resumo-Forma%C3%A7%C3%A3o-Do-Solo/55776.html.