Resumo: formação do solo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1383 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SODOESTE DA BAHIA – UESB
DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA – DG
CURSO: LICENCIATURA EM GEOGRAFIA
DISCIPLINA: INTRODUÇÃO À GEOLOGIA

DISCENTE: Francisco Leal

RESUMO: FORMAÇÃO DO SOLO

O solo pode ser considerado resultado da adaptação das rochas às condições de equilíbrio do meio em que se encontram expostas, geralmente diferentes daquele que condicionou sua gênese.Também se refere, de modo mais restrito, à camada onde é possível desenvolver-se a vida animal e vegetal na Terra. O nome técnico para o solo, em geologia, é manto de intemperismo, e ele se localiza logo acima da litosfera.
Atualmente, pode considerar que o solo é um produto da ação conjugada do clima e da biosfera, sobre a rocha matriz de acordo com o relevo em determinado tempo e que os fatoresativos envolvidos no processo de sua formação são aqueles tidos como fontes de energia e reagentes, enquanto os agentes passivos são representados pelos constituintes que servem como fonte de material e por alguma condição ambiental que lhe diz respeito. Os agentes passivos são: o clima e a biosfera; e os agentes passivos são a rocha matriz e o relevo.
É no solo que se desenvolve a maior parte davida terrestre, fluvial, lacustre e marítima. Os seres vivos, bem como o vento e as águas, são os agentes de formação e modificação do solo, que na maior parte têm entre 1,0 e 1,5 metro de profundidade.
Ao estudar o processo de formação dos solos deve-se levar em consideração as descrições das características genéticas e petrográficas das principais rochas regionais, o que implicará, porconseguinte, no conhecimento dos minerais. E isto é essencial, pois a natureza e qualidade dos solos dependem em parte dos minerais que entram em sua constituição. Além do mais, na composição mineralógica das frações granulométricas dos solos são encontrados elementos eficientes para o conhecimento de sua resistência à erosão e sua reserva mineral.
Têm-se como exemplos alguns minerais de sumaimportância para as qualidades e naturezas dos solos, sendo eles: Feldspatos, feldspatóides, piroxênios e anfibólios, micas, olivinas, quartzo e os minerais das rochas ígneas.
Comecemos pelos feldspatos, pois constituem um grupo de minerais mais importantes não somente pela sua abundância na crosta terrestre, mas também por desempenhar um importante papel na composição das rochas e pelo valor que possuemsob o ponto de vista agrícola. Eles estão reunidos em duas categorias:

• Feldspatos alcalinos ou potássio-sódicos, que compreendem indivíduos resultantes da mistura de moléculas de ortósio e albita, ou de espécies que contenham potássio e sódio.

• Feldspatos calco-sódicos ou plagioclásios, que são misturas isomorfasde moléculas de albita e anortita ou de feldspatos sódicos e cálcicos.

Adiferenciação entre os alcalinos e os plagioclásios está nas suas formas de cristalização. Os feldspatos alcalinos cristalizam no sistema monoclínico e apresentam um ângulo de clivagem de 90°, enquanto os calco-sódicos cristalizam no sistema triclínico com um ângulo de clivagem de 86° 30’.
Estes minerais contem uma grande quantidade de elementos úteis às plantas, os quais são colocados de formafácil para serem assimilados. Eles enquadram perfeitamente na relação dos minerais de fácil desagregação e decomposição, e por este motivo tornam-se fonte de potássio, sódio e cálcio ao solo, principalmente quando se sabe da abundância em que acontecem na constituição das rochas.
Os feldspatóides são representantes dos feldspatos em rochas que derivaram do resfriamento do magma cujo teor de sílicanão foi suficiente para saturar todos os óxidos metálicos. Os principais representantes deste grupo são a leucita e a nefelita, o primeiro como mineral potássico e o segundo mineral sódico.
As micas são espécies minerais mais conhecidas e facilmente identificáveis e aparecem na natureza como um dos constituintes das rochas ígneas, metamórficas, sedimentares ou mesmo dos solos. São facilmente...
tracking img