Resumo filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2487 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo

Filosofia – Introdução
O conhecimento filosófico se torna imprescindível para conhecermos as coisas que nos rodeiam. A filosofia está presente na existência humana e sua utilização permite ao ser humano pensar com clareza, refletir mais profundamente sobre suas ações.
E com isso faz com que o ser humano caminhe na evolução conhecendo mais sobre ele mesmo e sobre omundo que o rodeia, e consequentemente em como melhor aproveita-lo.

ASPECTOS HISTÓRICOS

1. O surgimento
A filosofia sempre foi uma atividade caracteristicamente humana, tendo nascido no dia em que o homem se tornou autoconsciente, como já mencionado, constituindo, desde então, uma prática voltada para o trabalho, a serviço da compreensão e transformação do mundo.E então o homem se viu homem. E passou a se questionar e aprimorar.

2. Antecedentes

A Mitologia Grega apresenta o conhecimento como acabado, sem questionamentos, atribuindo aos deuses, todas as causas dos acontecimentos.
Os deuses são os responsáveis por tudo que acontece aos seres humanos na terra. Por exemplo:
A Benção dos Deuses
A Deusa-Mãe deu aoshomens vida. “Eu sou Pandora, a Doadora de todos os Presentes.
Nada se era questionado tudo era aceito como divino.

A Caixa de Pandora e a Criação do Homem
Titã Prometeu, descendente da antiga raça de deuses destronada por Zeus. Por isso apanhou um bocado de argila e molhou com um pouco de água de um rio. Com essa matéria fez o homem, à semelhança dos deuses, para quefosse o senhor da terra. E Atena, insuflou o espírito, o sopro divino. Prometeu se aproximou e ensinou às suas criaturas todos os segredos. Ainda faltava-lhes um último dom para que pudessem manter-se vivos: o fogo. Este, entretanto, havia sido negado à humanidade pelo grande Zeus. Prometeu entregando-o para a humanidade fez com que Zeus trama-se no Olimpo a sua vingança. Mandou que Hefaístosfizesse uma estátua de uma linda donzela, e chamou-a Pandora - “a que possui todos os dons”, pois cada um dos deuses deu à donzela um dom. E os presentes maléficos foram guardados numa caixa, que a donzela levava às mãos. Pandora aproximou-se de Epimeteu - “o que pensa depois”, o irmão de Prometeu - “aquele que pensa antes” e diante dele abriu a tampa do presente de Zeus. Foi então que a humanidade, queaté aquele momento havia habitado um mundo sem doenças ou sofrimentos, se viu assaltada por inúmeros malefícios. Pandora tornou a fechar a caixa rapidamente, antes que o único benefício que havia na caixa escapasse: a esperança. Zeus dirigiu então sua fúria contra o próprio Prometeu, mandando que Hefaístos e seus serviçais Crato e Bia (o poder e a violência).
Narrativas fantásticas,porém, nada condizentes com as necessidades de evolução mental do ser humano. O conhecimento precisava de bases sólidas e essa tarefa coube aos primeiros que filosofaram.

A Filosofia: O saber claro
Buscar conhecer como são as coisas da vida através da filosofia para entender racionalmente o mundo. Com base em tal pretensão, grandes descobertas ocorreram.

Diferenças entre aFilosofia Ocidental e Oriental

Surge aqui, duas lógicas diferentes: a lógica formal predominante no Ocidente e a lógica paradoxal, predominante no Oriente.
A filosofia ocidental, que se baseia no maniqueísmo socrático do bem e do mal, propõe como método de aperfeiçoamento do espírito, o sofrimento e o sacrifício (pecado original), dando à vida o aspecto de um túnel, passagem, semque exista nela própria uma finalidade mais ampla do ser, postergando a transcendência - o “insight” - para depois da existência - o popular mito da vida depois da morte - ou, em outras palavras, para ser bem claro, a vida depois da vida.
A filosofia oriental procura expressar uma relação com a vida imediata, física, sensorial. Possui na sua origem milenar, o bucolismo e a contemplação...
tracking img