resumo filme mar adenro

1051 palavras 5 páginas


SINOPSE

O filme Mar Adentro, de Alejandro Amenábar, relata a história de um personagem por nome Ramón, vivido pelo ator Javier Bardem, que luta para obter o direito ao suicídio. Ramón era um mecânico de barcos que aos 20 anos já dava a volta ao mundo e aos 25 anos ficou tetraplégico em decorrência de um acidente ocorrido no momento em que se lançou de uma rocha ao mar,pois houve uma irreversível fratura da sétima vértebra da coluna cervical .
Condenado a viver numa cama, Ramón inicia, logo após tomar conhecimento do diagnóstico médico, uma luta pela conquista do direito à eutanásia. Sua luta durou aproximadamente 30 anos e constitui uma busca não apenas pelo direito a sua morte, mas também pela dignidade de sua vida.
A chegada de duas mulheres à vida de Ramón alterará sua existência.
Júlia é uma advogada disposta a apoiá-lo em favor da eutanásia, motivada por sua identificação com ele devido à sua condição de portadora de uma síndrome degenerativa .E Rosa é uma vizinha que insiste em convencer
Ramón a desistir de sua luta pela morte.
A luta de Ramón pela morte vai contrariar os familiares, que o cercam de amor e atenção. O mesmo acontece com seus advogados, que tentam, por todos os meios possíveis, auxiliá-lo na demanda jurídica por seus direitos. O dilema de valores é patente em diferentes níveis e entre os demais personagens. O argumento legal utilizado pelos advogados de Ramón, de que, num Estado dito laico, tal decisão, a liberdade de privar-se da própria vida, não deve pautar-se por princípios teológicos.
A advogada de Ramón o pergunta por que ele deseja morrer, ele responde de forma segura e contundente, pois a vida para ele, naquele estado, não é digna, não vale a pena. Além disso, aceitar a cadeira de rodas seria como aceitar migalhas do que foi sua liberdade: "você está aí sentada, a menos de dois metros. O que são dois metros? Uma viagem insignificante para qualquer ser humano. Bem. Para mim, esses dois metros

Relacionados