Resumo Filme escritores da liberdade.

Páginas: 5 (1104 palavras) Publicado: 1 de novembro de 2013
Resumo Filme escritores da liberdade.
O filme escritores da liberdade aborda, de forma instigante e tocante, o desafio da educação e de uma educadora em um contexto social precário e violento, tudo acontece em uma cidade que vive uma verdadeira guerra nos seus bairros mais pobres, causados por gangues que são movidos pelas tensões raciais.
Inicia-se com uma jovem professora inexperiente,cheia de sonhos e expectativas, entra em uma instituição de ensino médio para lecionar, língua inglesa e literatura para grupo de educandos adolescentes, ex-participantes de gangues e sofridos com essa realidade em que vivem.
Ao perceber a realidade de sua sala de aula a professora resolve mudar sua metodologia, baseada na história de seu pai, um guerreiro que na juventude, também foi membro degangue lutou pela sua liberdade, de forma honrosa, inspiradora e baseado em princípios educacionais. Procura ajuda com a direção da escola e é ignorada, percebendo que escola recebe esses educando não com a preocupação de forma cidadãos e sim por obrigatoriedade legislativa.
Dar início então o desafio dessa educadora, mediar o caminho onde seus educandos utilizem suas potencialidades e vivências,para como sujeitos de suas histórias transformem a realidade em que vivem e visualizem um futuro esperançoso.
Esta busca uma forma de fazer com que eles olhem para si mesmos e percebam o que eles tem feito de diferente, já que demonstram insatisfação com a realidade. A reflexão que ela traz para os educando é: quem são vocês? Meros observadores de sua própria vida ou agentes de transformação?Pessoas acomodadas ou guerreiros, batalhadores?
Começando pela história de vida dos educandos, ela entrega para eles diários onde eles escreveram suas histórias de vida, sucessos e insucessos, desafios, atitudes ou mesmo a falta dela. Inicialmente há confronto entre educador e educando, questionam a professora sobre o porquê está ali e ela rebate questionando-os sobre o porquê ser de Ganges e serviolentos. Nesse momento de confronto começa a provocação de reflexões, objetivo da educadora.
Aos poucos a professora abre espaços para a colocação de seus educandos e assim vai conquistando a confiança deles. Ao manter este contato com alunos, e participando de forma ativa ao mundo deles, a professora passa etapa de superação das dificuldades. Encontramos nestas cenas o que o autor CiprianoLuckesi em sua obra Avaliação da Aprendizagem Escolar, explica sobre a avaliação diagnóstica, as possibilidades que são dadas aos professores de evidenciar atributos que os alunos já possuem e identificar potencialidades dos mesmos para utilizá-los na estruturação do processo de ensino aprendizagem. É o que faz Erin com esta dinâmica de trabalho.
Adota um projeto de leitura e escrita baseado nolivro “O diário de Anne Frank”, uma literatura baseada em fatos reais, sobre o episódio crucial da humanidade, a discriminação e extermínio dos judeus como descrita na obra. Todos os alunos lêem o livro e a partir deste registram em seus diários tudo o que sentirem vontade de escrever a respeito da sua vida. Utiliza também músicas de rap, ouvidas por todos eles e os levou a aulas de campos no museuonde estão marcadas as histórias de muitos massacrados pelo preconceito, desigualdades sociais e intolerâncias.
O respeito e autoconfiança são resgatados, a Senhora G como os alunos a chamam, apresenta uma nova realidade possível de transformação, os alunos saem da condição de marginalidade e iniciam no campo das possibilidades, ao lutarem pelos seus ideais, pelas suas conquistas ao enfrentaremos obstáculos, não mais com a violência, mais com o conhecimento.

A professora G pediu, como trabalho sobre a leitura, que escrevessem uma carta para Miep Gies, a mulher que havia protegido Anne Frank, falando sobre o que acharam do livro. Os alunos, se sentindo sujeitos na sua história, têm a idéia de realmente mandar estas cartas. Assim, eles mesmos arrecadam fundos para pagar todas as...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • resumo do filme escritores da liberdade
  • Resumo do filme "Escritores da liberdade"
  • Resumo do filme “Escritores da Liberdade”
  • Resumo filme Escritores da Liberdade
  • resumo filme escritores da liberdade
  • Resumo do filme Escritores da Liberdade
  • Resumo do filme Escritores da Liberdade
  • Resumo do filme escritores da liberdade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!