Resumo filme alexandria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (401 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Alexandria

1. Qual sua opinião sobre o filme?
O filme relata uma história brilhante de uma mulher que põe seus princípios acima de tudo, cultura, costumes e principalmente religião. Nessaépoca como foi visto a mulher era um ser submisso, porém Hypatia se sobressaiu se tornando um ícone para alguns de certeza, de conhecimento e de razão.
A personagem expõe que a filosofia é o conhecimentodas coisas pelas causas e isso pode ser maior que uma adoração a um ser ou a um objeto, que para os cristãos, judeus e pagãos não fora aceito.

2. Quais os aspectos mais importantes abordados?De acordo com o filme os assuntos que ficaram mais em evidência foi à filosofia em sua essência (a causa), a religião e suas crenças (suas diferenças, suas adorações) e a cultura e os costumes de umaprovíncia com vestígios e crenças romanas prestes a ficar extintas.

3. Qual a personagem principal?
A personagem principal é Hypatia e vale ressaltar a biblioteca de Alexandria.

4. Qual arelação do cristianismo com a ciência nesse período histórico (370 - 415 DC)?
Ao fazer uma análise do filme, posso dizer que não há quase relação já que nesta era, o saber se relacionava diretamentecom o paganismo, e os próprios cristãos após a ordem dada pelo imperador não aceitavam a religião pagã. A Personagem de mais destaque foi Hypatia, filósofa, astrônoma, matemática, entre outrasatribuições que não concordava com as questões que lhe foram impostas, já que o cristianismo impunha a subimissão da mulher perante o homem.
Tanto não concordava que foi qualificada como bruxa e pregadora deateísmo e por conta disto a mesma foi brutalmente assassinada.
Segue abaixo algumas frases ditas por Hypatia e que descreve a relação que tinha com o cristianismo;
"Governar acorrentando a menteatravés do medo de punição em outro mundo é tão baixo quanto usar a força."
"Todas as religiões dogmáticas formais são falaciosas e nunca devem ser aceitas como palavra final por pessoas que...
tracking img