Resumo fayol

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1077 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo de Fayol

TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO

Na Teoria Clássica, ao contrário, partia-se do todo organizacional e da estrutura para garantir eficiência a todas as partes envolvidas, fossem elas órgãos (como seções, departamentos, etc) ou pessoas (como ocupantes de cargos e executores de tarefas). A microabordagem ao nível individual de cada operário com relação à tarefa ampliadaao nível da organização como um todo em relação à sua estrutura organizacional.

A preocupação com a estrutura da organização como um todo constitui, sem dúvida, uma substancial ampliação do objetivo do estudo da TGA.

Fayol, engenheiro francês, o fundador da Teoria Clássica da Administração, partiu de uma abordagem sintética, global e universal da empresa.



A OBRA DE FAYOLHenri Fayol (1841- 1925), o fundador da Teoria Clássica, nasceu em Constantinopla e faleceu em Paris, vivendo as conseqüências da Revolução Industrial e da I Guerra Mundial.

Formou-se em engenharia de Minas aos 19 anos e entrou para uma empresa metalúrgica
e carbonífera onde desenvolveu toda a sua carreira. Aos 25 anos foi nomeado gerente de Minas e aos 47 anos assumiu aGerência Geral da "Compagnie Commantry Fourchambault et Decazeville". Sua administração foi muito bem sucedida. Expôs sua Teoria de Administração em seu livro "Administration Industrielle et Généralle", publicado em Paris (1916) traduzido em 1940 para a língua inglesa.


As seis Funções básicas da Empresa

Fayol parte da proposição de que toda empresa pode ser dividida em seis grupos,a saber:

a. Funções técnicas: relacionadas com a produção de bens e serviços da empresa;

b. Funções comerciais: relacionadas com a compra e venda;

c. Funções financeiras: relacionadas com a procura e gerência de capitais;

d. Funções de segurança: preservação dos bens;

e. Funções contábeis: relacionadas com inventário, balanço, custos e estatística;

f. Funçõesadministrativas: relacionadas com a integração da cúpula das outras cinco funções.


Conceito de Administração

Para identificar as funções administrativas, Fayol define o ato de administrar como sendo:
• PREVER: visualizar o futuro e traçar o programa de ação
• ORGANIZAR: constituir o duplo organismo material e social da empresa
• COMANDAR: dirigir e orientar o pessoal
• COORDENAR: ligar, unir,harmonizar todos os esforços coletivos
• CONTROLAR: verificar que tudo ocorra como regras estabelecidas e as ordens dadas.



Proporcionalidade das Funções Administrativas

Para Fayol existe uma proporcionalidade da função administrativa, isto é, ela se reparte por todos os níveis da hierarquia da empresa e não é privativa da alta cúpula. Em outros termos, a função administrativanão se concentra exclusivamente no topo da empresa, nem é privilegio dos diretores, mas distribuída proporcionalmente entre todos os níveis hierárquicos. À medida que se desce na escala hierárquica, mais aumenta a proporção das outras funções da empresa e, a medida que se sobe na escala hierárquica, mais aumenta a extensão e o volume das funções administrativas.

Diz Fayol que, emtodos os tipos de empresas, a capacidade essencial das pessoas situadas nos níveis inferiores é a capacidade profissional característica da empresa e a capacidade essencial dos grandes chefes é a capacidade administrativa.


Diferença entre Administração e Organização
Fayol faz uma profunda distinção entre estas palavras. Para ele Administração é um todo do qual a organização éuma parte. No seu conceito, Administração é um conjunto de processos entrosados e unificados, abrange aspectos que a organização por si só não envolveria, tais como os da previsão, comando e controle. A organização abrange somente o estabelecimento da estrutura e da forma, sendo, portanto, estática e limitada.

A palavra organização passa a ser usada com dois...
tracking img