Resumo farmacia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1573 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A historia da farmácia

Surgiu as atividades relacionadas á farmácia apartir do século X.
Nesse período a medicina e a farmácia era uma só profissão.

Na Espanha e na franca foram às primeiras boticas, o boticário tinha a responsabilidade de conhecer as doenças e realizar suas curas.

Com o surgimento da lepra Luis XIV tem a necessidade de ampliar o numero de farmácias hospitalares. Maisadiante a profissão farmacêutica separa da medicina e fica proibido ao médico ser dono de uma botica, com isso surge a separação daquele que diagnosticava a doença dos que misturavam matéria pra produzir a porção de cura.

Em 1777 houve a substituição do nome boticário para farmacêutico.

A obtenção do diploma de farmacêutico exige estudo universitário.

Com o tempo foi implantada no mundoa indústria farmacêutica e com ela nova medicamentos e estudos realizados em velocidade espantosa.

O primeiro boticário no Brasil foi Diogo de Castro.

Durante a primeira guerra mundial desenvolveu a terapia antimicrobiana com avanços significativos em quimioterapia, antibioticoterapia e imunoterapia.

ApartIr de 1950 começa a dispor do serviço de farmácia e da qualificação dofarmacêutico. O símbolo do farmacêutico era uma taça enrolada com uma serpente, representa a antiguidade sendo parte da historia da mitologia grega, sendo a cobra o poder e a taca a cura.

Foi criado um órgão de fiscalização da ética e da disciplina dos que exercem a profissão e que foi visto como a salvação da profissão, pois estava em extinção.

Em 11 de novembro de 1960 surgiu o conselho federal defarmácia, foi instalada em São Paulo com sede na Av. liberdade.
Compete ao conselho regional de farmácia: inscrever os profissionais expedindo lhes carteira e cédula de identidade profissional. Registrar empresas pessoas físicas ou jurídicas que explorem serviços de atuações farmacêuticos, examinar reclamações, fiscalizar o exercício das atividades profissionais farmacêuticas impedindo epunindo as infrações e zelar pela integridade do âmbito profissional.






























Texto:
Farmacêutico

Os farmacêuticos são peritos no uso de fármacos e medicações. Conhecedores do desenvolvimento e manipulação de medicamentos. No Brasil podem exercer cerca de 71 atividades diferentes.

Inicialmente eram conhecidos como boticários e produziamedicações à base de especiarias.
A formação começa com curso superior.

Diogo Castro fiou o primeiro farmacêutico no Brasil, que possuía salário e função oficial .Inicialmente toda medicação vinha de Portugal.

Em 1744 se iniciou uma grande fiscalização no Brasil. A primeira faculdade iniciou em 1832.Desde então o curso de farmácia passou por algumas reformas.

O profissional de farmácia deveter 7 qualidades nomeadas 7 estrelas:

1-o prestador de serviços farmacêuticos em uma equipe de saúde.
2-capaz de tomar decisões
3-comunicador
4-líder
5-gerente
6-atualizado permanentemente
7-educador

E papel do farmacêutico orientar sobre o uso de medicamento.
Área de atuação:

Analises clinicas: atua na realização de exames toxicológicos, laboratoriais, gerenciamento delaboratórios, acessória em analises clinicas , pesquisa e extensa,garantia do controle de qualidade dos laboratórios e planejamento de gestão do setor.
Principais exames realizados: hematológicos, citológicos, citopatològicos, imunológicos parasitológicos, microbiológicos, medicina forense, biologia e bioquímico.
Hospitalar: funções básicas de selecionar, requisitar, receber, armazenar, dispensar econtrolar medicamentos.
Manipulação ou magistral: responsável pela manipulação de medicamentos nas farmácias magistrais de manipulação (galenicas)
Alimentos e bromatologia: desenvolve métodos de obtenção de produtos alimentares para uso humano e veterinário, analise bromatologia e toxicológica, realização de controle microbiológico, químico e fecho-químico das matérias primas e produtos...
tracking img