Resumo: fala e escrita

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (434 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Fala e escrita: duas modalidades em um continuum
O texto é produto de um processo de interação, podendo ser escrito ou falado. O texto escrito, por exemplo, é produzido apenas por quem escreve e nãosofre participação direta e ativa do receptor (leitor) em sua elaboração. Pode-se destacar ainda que seu produtor possui mais tempo para a produção e revisão do texto final. Contrário a isso, o textofalado é produzido no momento da interação e pode sofrer uma coautoria por meio de réplica.
De qualquer forma, não se deve analisar fala e escrita como formatos dicotômicos, considerando que ambaspodem sofrer influências diversas como, por exemplo, formalidades, contexto social, etc.


Características da linguagem falada e da linguagem escrita
Podemos destacar algumas características dalinguagem falada e da linguagem escrita:
Linguagem falada: contextualizada, não planejada, fragmentada, predominância do modus pragmático e menor densidade lexical.
Linguagem escrita:descontextualizada, planejada, não fragmentada, predominância do modus sintático e maior densidade lexical.
Porém, é valido lembrar que essas características não são exclusivas de uma ou da outra, mais do que isso,essas características foram estabelecidas por muito tempo como parâmetro ideal, mas levava a uma visão preconceituosa da língua falada em relação à língua escrita. A língua falada possui elementoscognitivos-interacionais relevantes à comunicação entre os interlocutores.


Marcas de oralidade na escrita
As marcas da linguagem falada se apresentam por diversas vezes na escrita, principalmenteentre crianças que estão no início da alfabetização. As principais marcas de oralidade na produção textual de crianças em fase de aquisição da escrita são:
• Questão da referência: É quando se usaelementos inerentes a fala, como na utilização de pronomes ou advérbios enquanto se aponta para o assunto/objeto: ele, isso, aquilo, lá, ali.
• Repetições: São comuns repetições de certos elementos na...
tracking img