Resumo fábula dos porcos assados

Páginas: 6 (1473 palavras) Publicado: 31 de março de 2011
Fábula dos Porcos Assados
Artigo originalmente publicado em "Juicio a La Escuela Cirigliano, Forcade Tlich Editorial Humanitas - Buenos Aires, 1979", Este trabalho, em seu texto original, em espanhol, circulou entre os alunos do Programa de Pós-Graduação da Universidade Metodista de Piracicaba, em 1981. A sutileza com que o autor satiriza um dos grandes problemas de nossos tempos fez comque imediatamente chamasse a atenção de alunos e professores, convertendo-se em tema de conversas e debates. Uma das possíveis variações de uma velha história sobre a origem do assado é essa:
Certa vez aconteceu um incêndio num bosque onde se encontravam alguns porcos. Estes foram assados pelo incêndio. Os homens acostumados a comer carne crua, experimentaram e acharam deliciosos. Logo,toda vez que queriam comer porcos assados, incendiavam um bosque... Até que descobriram um novo método.
Mas o que eu quero contar é o que aconteceu quando tentaram mudar o Sistema para implantar um novo. Fazia tempo que algumas coisas não iam bem: às vezes os animais ficavam queimados ou parcialmente crus; outras, de tal maneira queimados, que era impossível utilizá-los. Como era umprocedimento montado em grande escala, preocupava muito a todos, porque se o Sistema falhava, as perdas ocasionadas eram igualmente grandes. Milhões eram os que se alimentavam da carne assada e também muitos milhões eram os que tinham ocupação nessa tarefa. Portanto, o Sistema simplesmente não devia falhar. Mas, curiosamente, à medida que se fazia em maiores escalas, mais parecia falhar e maiores perdaspareciam causar. Em razão das deficiências, aumentava as queixas. Já era um clamor geral a necessidade de reformar profundamente o Sistema. Tanto assim que todos os anos realizavam-se congressos, seminários, conferências e jornadas para achar a solução. Mas parece que não acreditavam no melhoramento do mecanismo, porque no ano seguinte repetiam-se os congressos, os seminários, as conferências e asjornadas. E assim sempre.
As causas do fracasso do Sistema, segundo os especialistas, deviam-se atribuir ou à indisciplina dos porcos que não permaneciam onde deviam ou inconstante umidade da terra, ou o serviço de Informações Meteorológicas, que não acertava o lugar, o momento, a quantidade de chuvas, etc.
As causas eram - como se vê - difíceis de determinar, porque, na verdade, oSistema para assar porcos era muito complexo. Foram montadas umas grandes estruturas; uma grande maquinaria, com inúmeras variáveis fora institucionalizada. Haviam indivíduos dedicados a acender; os incendiadores que ao mesmo tempo, eram especialistas em setores (incendiadores da Zona Norte, da Zona Oeste, etc...), incendiadores noturnos, diurnos com especialização matutina e vespertina,incendiadores de verão, inverno com disputadas jurídicas sobre o outono e a primavera. Havia especialistas em vento: os anemotécnicos. Havia um Diretor Geral de assentamento e alimentação assada. Havia um Diretor Geral em Técnicas Porcas (com seu Conselho Geral de Assessores), um Administrador Geral de Florestação Incendiável, uma Comissão Nacional de Treinamento Profissional em Porcologia, um Institutode Cultura e Técnicas Alimentícias (ISCUTA), o BODRIO (Bureau Orientador de Reformas Igneo-Operativas). O BODRIO era tão grande que tinha inspetor de Reformas para cada 7.000 porcos aproximadamente. E era precisamente o BODRIO que propiciava anualmente os congressos, os seminários, as conferências e as jornadas. Mas, isto só parecia servir o BODRIO em burocracia.
Tinha-se projetado eencontrava-se em pleno crescimento a formação de novos bosques e selvas, seguindo as últimas indicações técnicas em regiões escolhidas segundo determinada orientação, onde os ventos não sopravam mais do que 03 horas seguidas, onde era reduzida a porcentagem da umidade. Havia milhões de pessoas trabalhando na preparação dos bosques que logo teriam que ser incendiados. Havia especialistas, na Europa e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A fábula dos porcos assados
  • A Fábula dos porcos assados
  • Fabula dos porcos assados
  • Fabula dos porcos assados
  • CASE FABULA DOS PORCOS ASSADOS
  • fabula dos porcos assados
  • A fabula dos Porcos assados reflexão
  • A FABULA DOS PORCOS ASSADOS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!