Resumo extrusao injecao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2578 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Extrusão

Extrusora

Partes: redutor, funil de alimentação, degasagem, cilindro aquecido, rosca, flange, ventiladores, bomba de vácuo.

Componentes: motor elétrico, conjunto de engrenagens redutoras, conjunto cilindro e rosca, matriz, carcaça, painel de comando, resistências de aquecimento, ventiladores de resfriamento e bomba de vácuo.

Tipos de extrusora:

1. extrusoras de roscasimples ou mono rosca
2. extrusoras de rosca dupla
3. extrusora planetária

Vantagens da extrusora dupla rosca em relação a simples rosca:

* Maior eficiência na gelificação, plastificação e homogeneização do composto, em função da geometria de rosca mais elaborada, que permite a inclusão de uma série de elementos de mistura e cisalhamento ao longo de seu comprimento. Naprática, menores temperaturas de processamento podem ser utilizadas, ou seja, formulações mais econômicas podem ser elaboradas pela redução da necessidade de estabilizantes térmicos e lubrificantes no composto;
* Maior eficiência no transporte de massa, ou seja, menor variação da vazão de composto na matriz, com efeitos benéficos na precisão dimensional do produto final;
*Maior produtividade em função da possibilidade de operação em condição de processamento mais severa que as permitidas com as extrusoras de rosca simples;
* Menor consumo de energia em função da maior eficiência de transferência de energia mecânica

Tipos de sistemas de aquecimento:

O principal fator que governa a qualidade do produto final é o CONTROLE DA TEMPERATURA. Oaquecimento do polímero é fornecido de duas formas: externo, através de resistência elétrica, vapor ou óleo, ou interno, devido ao atrito entre a resina, o parafuso e o cilindro. Em geral a temperatura cresce da zona de alimentação à de homogeneização.

1. vapor:
limites:
* não fornece altas temperaturas
* tendência à corrosão
2. elétricos:
vantagens:
* método limpo
*fácil manutenção
* altas temperaturas

3. óleo aquecido

Sistema de resfriamento: ar ou água

introdução:
O processo de extrusão foi desenvolvido para converter qualquer material polimérico em objetos de forma definida continuamente. Objetivo principal da Extrusão é a fabricação de produtos com boa uniformidade dimensional e qualidade, a uma velocidade de produção que sejaeconomicamente rentável. O processo consiste basicamente em forçar a passagem do material por dentro de um cilindro aquecido de maneira controlada, por meio da ação bombeadora de uma ou duas roscas sem fim, que promovem o cisalhamento e homogeneização do material, bem como sua plastificação. Na saída do cilindro o material é comprimido contra uma matriz de perfil desejado, a qual dá formato aoproduto, podendo o mesmo em seguida ser calibrado, resfriado, cortado ou enrolado. O processo permite a fabricação contínua de tarugos, tubos, lâminas ou filmes, isto é, produtos que apresentam perfil definido.
O processo de extrusão permite o revestimento de fios metálicos, a formação de camadas sobrepostas para obtenção de laminados, a produção de filmes, planos ou inflados, preparação depré-formas para moldagem por sopro, embalagens de pastas dentríficias multicoloridas, etc. Também se pode utilizar o processo de extrusão como câmara de mistura ou de homogeneização para preparação de composições poliméricas moldáveis.
A extrusora consiste fundamentalmente de um parafuso de Arquimedes que roda dentro de um cilindro aquecido. Os grânulos de material são alimentados através de um funil elevados adiante, ao longo do cilindro pela ação de rotação do parafuso. Assim, que os grânulos se movem vão sendo fluidificados em contato com as paredes aquecidas e pela geração de calor do atrito de massa viscosa. A ação final do parafuso é forçar o polímero fundido através de uma matriz à forma final do produto.
CO-Extrusão
Filmes podem ser obtidos por co-extrusão. Duas a sete extrusoras...
tracking img