RESUMO: EXPERIENCIAS ÉTINICO-CULTURAIS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES

944 palavras 4 páginas
RESUMO
EXPERIENCIAS ÉTINICO-CULTURAIS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Podemos observar que a formação de professores é um processo complexo, pois não comporta um conceito unívoco, onde problematizar e discutir esse processo implica ter dimensões diversas, além de considerar diferentes leituras, interpretações e posições teóricas dos autores que tematizam esse campo. Garcia (1995) evidencia que a formação de professores deve proporcionar situações que possibilitem a reflexão e a tomada de consciência das limitações sociais, culturais e ideológicas da própria profissão docente. Existindo assim uma variedade de paradigmas de formação de professores através de qualificativos como: tradicional, centrado nas competências, personalista ou orientado para a investigação. É um processo que deve manter princípios éticos, didáticos e pedagógicos comuns independentemente do nível de formação e da fase que estão inseridos. Nesse sentido deve-se manter uma conexão entre a formação inicialmente recebida e a que se dá em continuidade, ao longo da vida profissional, como afirma Hilda Monteiro (2001), respeitar os saberes de que os professores e as professoras são portadores.
Antônio Nóvoa (1995) introduz pontos importantes a serem considerados ao se abordar questões no preparo de professores em contextos de diversidade social e cultural, segundo o autor, a formação de professores é o momento crucial da socialização e da configuração profissional.
A autora cita que os professores ao se inserirem no processo de formação inicial, já trazem consigo valores, conhecimentos e competências acerca do universo profissional e social em que irão atuar.
Entre as perspectivas que se têm aberto para o estudo da formação de professores, há crescentes que focalizam as histórias de vida, o desenvolvimento profissional a formação de professores reflexivos e de novas mentalidades.
E nesse contexto que a diversidade étnico-cultural começa a ser reconhecida como uma

Relacionados