resumo examedoaparelhocardiovascular

1379 palavras 6 páginas
EXAME DO APARELHO CARDIOVASCULAR

Vitor Amaral Gonçalves – Medicina – SEMIOLOGIA - 4º período – 2011.2

1. Inspeção e palpação do precórdio:

-Foco pulmonar: 2º EIE justaesternal. Nesse foco verifica-se o desdobramento da 2ª bulha pulmonar (fisiológico ou patológico).

Devem ser realizados simultaneamente. Devem ser analisados: pesquisa de abaulamentos, análise do ictus cordis, análise de batimentos visíveis ou palpáveis e pesquisa de frêmito cardiovascular.

-Outras regiões de ausculta: bordas esternais, mesocárdio, regiões infra e supra-claviculares e regiões laterais do pescoço.

1.1. Pesquisa de abaulamentos:

2.2. Bulhas cardíacas:

Deve ser visto em duas incidências: tangencial (no lado direito) e frontal (nos pés do paciente). Abaulamentos podem indicar cardiomegalia, derrame pericárdico, aneurisma da aorta. É principalmente a dilatação do VD que provoca abaulamentos precordiais. O abaulamento “não-cardíaco” é diferenciado pela não impulsão do precórdio.
1.2. Ictus cordis:
Devem ser analisados: localização, extensão, mobilidade, intensidade, forma da impulsão, ritmo e freqüência.
A localização é comum no 5º EIE na LHC e corresponde a 1-2 polpas digitais
(aumenta em casos de hipertrofia do VE). Pode não palpável em pacientes com DPOC. O deslocamento indica dilatação e/ou hipertrofia do VE, comum na estenose aórtica, insuficiência aórtica, hipertensão arterial, miocardioesclerose, miocardiopatias, cardiopatias congênitas, etc. O ictus não se desloca em casos de sínfise pericárdica. Pode aumentar de intensidade com exercício, hipertrofia do VE, insuficiência aórtica, hipertireoidismo, etc. O ritmo de galope é facilmente reconhecido pela palpação.
Quando o ictus é >3-4 polpas digitais, diz-se que é difuso (dilatação do VE).
Quando levanta a mão espalmada, diz-se que é propulsivo (hipertrofia do VE).
1.3. Batimentos ou movimentos:
Além do ictus, podem ser encontrados: retração sistólica apical (hipertrofia do
VD), impulsão sistólica do precórdio (hipertrofia do

Relacionados