Resumo etica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (386 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
No texto do Código de Ética de 1975 trouxe algumas inovações, tais como os Institutos de Defesa Social, o exercício profissional regido por direitos e deveres e a criação de instrumentosprofissionais. Dentre o Capítulo dos Direitos determinou-se que no exercício das atividades próprias à profissão, requer proteção a confidencialidade do cliente, o sigilo profissional, a inviolabilidade de seudomicílio, consultório, trabalho e arquivo, além de definição de normas regulamentares de honorários e a constituição de órgão representativo – Conselho Regional de Assistentes Sociais. O Serviço Socialtornou-se reconhecido como profissão liberal, de nível universitário, gozando de decorrentes prerrogativas e defesa do que lhe é privativo, como acesso às oportunidades de aprimoramento.

No Códigode 1986 evidenciamos o rompimento com toda a ideologia religiosa e os pressupostos de neutralidade que predominavam até então
A importância desse Código para o Serviço Social é impar, pois é umdivisor de águas na ética profissional da profissão, marca o rompimento com as correntes conservadoras e direciona o compromisso ético-político do Serviço Social com as classes trabalhadoras.
Art. 3º -São deveres do assistente social: 
a) desempenhar suas atividades profissionais, com eficiência e responsabilidade, observando a legislação em vigor; 
b) utilizar seu número de registro no ConselhoRegional no exercício da Profissão; 
c) abster-se, no exercício da Profissão, de práticas que caracterizem a censura, o cerceamento da liberdade, o policiamento dos comportamentos, denunciando suaocorrência aos órgãos competentes; 
d) participar de programas de socorro à população em situação de calamidade pública, no atendimento e defesa de seus interesses e necessidades. 

APÍTULO V- DoSigilo Profissional
Art. 15 - Constitui direito do assistente social manter o sigilo profissional. 
Art. 16 - O sigilo protegerá o usuário em tudo aquilo de que o assistente social tome conhecimento,...
tracking img