RESUMO - ESTUDO COMPARATIVO ENTRE MÃES DE PARTO NORMAL E CESÁREA

537 palavras 3 páginas
O objetivo é comparar o comportamento de 14 pares de mães e recém-nascidos de parto normal com o de parto cesárea, nas primeiras 24 horas de vida.
Estudos tentam apontar os fatores que favorecem ou perturbam o apego entre pais e filhos. As analises compreendem o período anterior à gravidez, durante e posterior a esta, bem como parto e pós parto e tentar comprovar se existe um período sensitivo entre os seres.
São levantadas hipóteses de como o contato íntimo da mãe com o bebê nos primeiros minutos, horas, dias de vida da criança altera a qualidade do apego mãe-filho ao longo do tempo ou se o ambiente hospitalar, o retardamento do contato íntimo dos pais com o bebê, em consequência de partos complicados, más condições de vitalidade da criança têm influência nos sentimentos dos pais pelo bebê.
Manter a mãe e bebê juntos após o nascimento parece iniciar e estimular a operação de mecanismos sensoriais hormonais, fisiológicos, imunológicos e comportamentais, que provavelmente vinculam os pais ao bebê. A interação entre mãe e bebê no pós parto, que assegura o desenvolvimento posterior do apego reforçam a hipótese deste período sensitivo.
Nas observações realizadas com mães e nascituros a frequência de verbalização é maior entre as mães de parto normal, com frequente alteração de entonação da voz e a verbalização com voz infantil é mais frequente entre mães de parto cesárea. O aproximar o corpo, segurar no colo, abraçar e acariciar é frequente tanto em mães de parto normal quanto cirúrgico.
Acariciar enquanto amamenta, conversar com o recém-nascido, estimular o a amamentação, sorrir e ficar com o recém-nascido no colo após amamentar também se apresenta com a mesma frequência nos dois grupos. No entanto o comportamento embalar e oferecer o peito ocorreu com maior frequência nas mães de parto cesárea. Tanto as mães de parto normal quanto cesárea, apresentam melhor desempenho, com o decorrer do período após o parto.
Os movimentos do recém-nascido são indicadores de

Relacionados