Resumo estruturação organizacional-chiavenato

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1285 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo Estruturação organizacional, Chiavenato

Uma das principais características da Teoria Clássica foi os autores clássicos se restringirem quase que exclusivamente aos aspectos formais da organização, como a divisão do trabalho, a especialização, a hierarquia dos níveis dentro da organização, a autoridade, a responsabilidade, a coordenação, etc. A organização formal é a determinação dospadrões de interrelações entre os órgãos ou cargos, definidos logicamente através das normas, diretrizes e regulamentos da organização, para o alcance dos seus objetivos. A estrutura organizacional é um meio de que se serve uma organização qualquer para atingir eficientemente seus objetivos.

As principais características da organização formal são:

1- Divisão do trabalho

Para ser eficiente, aprodução deve se basear na divisão do trabalho, que nada mais é do que a maneira pela qual um(uma série de trabalhos complexos) processo complexo pode ser decomposto em uma série de pequenas tarefas:. O procedimento de dividir o trabalho começou a ser praticado mais intensamente com o advento da Revolução Industrial, provocando uma mudança radical no conceito de produção, principalmente pelafabricação maciça de grandes quantidades através do uso da máquina. A divisão do trabalho, iniciada ao nível dos operários, com a Administração Científica, foi alcançando os diversos escalões mais elevados da organização, com a Teoria Clássica. A grande aceitação e divulgação da divisão do trabalho foi devida a uma série de fatores positivos como:

a) padronização e simplificação das atividades dosoperários e posteriormente do pessoal de nível mais elevado;
b) maior especialização e detalhamento das tarefas;
c) melhor aproveitamento do trabalho especializado através da departamentalização.

2. Especialização

Como consequencia da divisão do trabalho, cada órgão ou cargo passou a ter funções específicas e especializadas. A Teoria Clássica defende o pressuposto de que a concentraçãodos
esforços em campos limitados e restritos permite incrementar a quantidade e a qualidade da produção. Simplificando as tarefas, atribuindo a cada posto de trabalho tarefas simples e repetitivas que requeiram pouca experiência do executor e escassos conhecimentos prévios, reduzem-se os períodos de aprendizagem, facilitando-se substituições de uns indivíduos por outros, permitindo-se melhoriasde métodos de incentivos no trabalho e aumentando-se o rendimento da produção.

3. Hierarquia

Uma das consequências do principio da divisão do trabalho é a intensa diversificação funcional dentro da organização. Como decorrência das funções especializadas surge inevitavelmente a função de comando, cuja missão é dirigir e controlar todas as atividades para que cumpram harmoniosamente as suasrespectivas missões. Portanto, em toda organização formal existe uma hierarquia, que divide a organização em níveis de autoridade, tendo os superiores certo tipo de autoridade sobre os inferiores. À medida que se sobe na escala hierárquica, aumenta o volume de autoridade do ocupante do cargo.
Quanto maior a organização, maior tende a ser o número de níveis hierárquicos de sua estrutura. Anivelação hierárquica representa fundamentalmente a especialização da direção, ou seja, a distribuição do volume de autoridade e responsabilidade em cada um dos níveis da organização. Assim, a estrutura formal representa uma cadeia de níveis hierárquicos (cadeia escalar) sobrepostos, formando geralmente uma pirâmide, tendo a direção (nive! decisório) no topo, os executores (nível operaciona! ou executório)na base e, nos níveis intermediários, as demais camadas hierárquicas.

4. Distribuição da Autoridade e da Responsabilidade

A hierarquia da organização formal representa a distribuição da autoridade e da responsabilidade entre os diversos níveis da estrutura. Cada nível hierárquico que está acima dos demais
níveis tem maior peso nas decisões. Por toda a organização existem pessoas...
tracking img