EPOPEIA DE GILGAMESH
Em primeiro lugar importa referir que os primeiros esboços de narrativas heróicas surgem pelas mãos dos sumérios, que começam por passar a escrito contos e histórias que têmraízes numa tradição oral anterior ao aparecimento da escrita. Seria preciso esperar pelo advento dos povos semitas, que ao absorverem a cultura suméria, a souberam inovar através do seu próprio espíritocriativo, acabando por enriquecê-la e amplia-la, dando-lhe uma dimensão que dará origem a uma nova cultura denominada sumero-acádica, mais rica que a anterior. Esta síntese cultural dá novo impulso aogénero épico, cuja obra mais marcante é a Epopeia de Gilgamesh.
Para vincar que não estamos perante as aventuras de um deus pleno, o texto cedo nos revela as raízes humanas do herói: são os seuspróprios súbditos que se queixam aos deuses do seu comportamento despótico e sexualmente desregrado. Para lhe moderar os ânimos, a deusa Aruru (a deusa mãe-uma das 4 divindades criadoras) é enviada pararesolver o problema. Fê-lo dando a Gilgamesh uma consciência de si próprio, gerando Enkidu a partir de um bloco de argila. Este plano passava pela criação de um alter ego para Gilgamesh, umaconsciência que o devia confrontar com as suas fragilidades humanas. Enkido é criado em estado selvagem e de inocência, que perde através do contacto com uma mulher. Enkido acaba por enfrentar Gilgamesh quandoeste se prepara para mais uma das suas proezas lascivas, acabando por se envolver num confronto físico. Durante a luta o rei cai em si e interrompe o conflito, ficando selada uma forte união entre osdois.
Mais tarde Gilgamesh, achando que a vida na cidade o tinha enfraquecido, ambiciona por feitos heróicos. Assim parte com Enkido com destino à Terra dos Cedros para lá destruir o Mal,personificado no monstruoso Hubamba. Consulta o Concelho de Anciãos e obtém a aprovação de Shamash (deus do Sol).
Estando consciente da sua própria mortalidade física, a aventura a que se propôs parece ser... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2013, 04). Resumo epopeia de gilgamesh. TrabalhosFeitos.com. Retirado 04, 2013, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resumo-Epopeia-De-Gilgamesh/723756.html

MLA

"Resumo epopeia de gilgamesh" TrabalhosFeitos.com. 04 2013. 2013. 04 2013 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resumo-Epopeia-De-Gilgamesh/723756.html>.

MLA 7

"Resumo epopeia de gilgamesh." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 04 2013. Web. 04 2013. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resumo-Epopeia-De-Gilgamesh/723756.html>.

CHICAGO

"Resumo epopeia de gilgamesh." TrabalhosFeitos.com. 04, 2013. Acessado 04, 2013. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resumo-Epopeia-De-Gilgamesh/723756.html.