Resumo entre os muros da escola

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (279 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sociologia da educação

ATD2

Entre os muros da escola.

O filme ‘entre “os muros da escola” retrata que a escola reforça as desigualdades sociais e a difícilrelação entre professor e aluno. É como se este filme em língua francesa fosse capaz de reforçar uma visão colonizadora em busca da assimilação da cultura a civilização. É uma situaçãoconflitante onde as linguagens entre negros, africanos, asiáticos, latinos americanos e franceses formam um campo de batalha, onde é travado esse conflito cultural.Diante dessa situação o professor cheio de intuição, emoção e paixão pelo seu trabalho, resolveu mudar seus métodos de ensino, usando um idioma diferente em comparação ao que usava,para desafiar seus alunos com problemas estruturais resultantes do sistema de ensino.
Devido à complexidade e desigualdade social dos alunos, gerou uma situaçãoconflituosa e contraditória levando-o a repensar e redirecionar a forma de ensino centrada no direito dos alunos buscando consertar erros do passado adotando melhor comunicação entreprofessor e alunos para que haja respeito mutuo e uma aprendizagem de qualidade.
Na sala de aula os alunos demonstram agressividade, falta de interesse eacompanhamento familiar. O papel da sociologia no dia-a-dia do professor é de suma importância, mostra a realidade social, na qual a escola e a educação estão inseridas e contribui para a formaçãode educação com visão crítica na formação de indivíduo para construir dentro da realidade do aluno uma visão transformadora e elevar a capacidade de raciocínio do aluno.
É importanteressaltar que o educador deve utilizar de sua experiência para melhorar a qualidade de vida dos alunos, suas famílias e toda a comunidade, lutar pelo preconceito e pela justiça social.
tracking img