Resumo Enigma de Kaspar Hause

505 palavras 3 páginas
Resumo do Filme Enigma de Kaspar Hauser.
O enigma de Kaspar Hauser, conta a história de um garoto alemão que viveu longos anos da sua vida enclausurado em uma torre, sem convívio com a sociedade e com a natureza. Um homem, cuja identidade nunca foi revelada, era encarregado de alimentá-lo todos os dias. Vivendo nestas condições, Kaspar não desenvolve a fala, suas funções motoras só funcionam na parte superior de seu corpo e, por não ter contato com o mundo exterior, não sabe distinguir as diversas coisas que neste existem. O homem que o alimentava passa a ensinar Kaspar a escrever algumas palavras, que obedece sem questionamentos. Seu olhar e seu comportamento são apáticos, tudo indica que ele não desenvolveu seus instintos de defesa. Após ensiná-lo a escrever, o homem que dele cuidava, leva-o, pela primeira vez, para o mundo exterior, ensinando-o a ficar em pé e sustentar seu próprio corpo. Novamente, Kaspar não reluta, não indaga e não esboça nenhum tipo de emoção. A partir deste momento, é possível perceber que o jovem Kaspar não possui noção de tempo e espaço, não entende a sociedade e não desenvolveu coordenações físico-motoras.
O desenrolar do filme começa quando Kaspar é deixado em uma praça, em Nuremberg, segurando uma carta escrita pelo homem anônimo com uma breve apresentação explicando a condição do jovem, na qual foi direcionada ao capitão da cavalaria local. As únicas palavras que foram ensinadas a Kaspar era “Cavalo” e “Quero ser cavaleiro como meu pai”, pois ele ouvira diversas vezes do homem anônimo e apenas repetia sem saber o significado. Ou seja, como na fase primaria da vida dos seres humanos, Kaspar repetia os sonso que ouvia, sem que soubesse do que se tratava de fato, como uma criança em sua fase de aprendizado de fala.
Nesse momento pode-se notar vários aspectos quanto a importância da linguagem na sociedade e sua relação com o mundo. Aos olhos da sociedade, Kaspar é visto como um estranho selvagem, ao mesmo tempo em que ele tem um

Relacionados

  • O enigma de Kaspar Hauser
    1913 palavras | 8 páginas
  • Artigo: o inigma de kaspar hauser
    3588 palavras | 15 páginas
  • O ENSINO DE HISTÓRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL II PARA ALUNOS SURDOS
    27053 palavras | 109 páginas
  • Marx E Engels Cole O Grandes Cientistas Sociais
    242086 palavras | 969 páginas