Resumo - elton mayo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (891 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Estudo de caso: Técnicos e gerentes

Uma empresa de consultoria administrativa de São Paulo recebeu um telefonema de uma fábrica local de máquinas industriais. Os diretores da fábricahaviam acabado de encerrar a reunião trimestral, e tinham concluído que era preciso fazer alguma coisa para
Melhorar as operações. Os lucros estavam caindo há seis trimestres consecutivos. As vendashaviam sido muito boas, mas aparentemente os custos estavam fora de controle.
Os consultores passaram dez semanas analisando as operações da empresa. Todos os membros foram entrevistados, doprincipal executivo ao porteiro. Quando a equipe de consultores encerrou a análise, entregou um relatório de 212 páginas à diretoria da empresa. A seguir temos uma das principais conclusões:
Desde suafundação, a empresa segue uma política de promoções internas. O principal critério aparentemente é a competência técnica, tanto nos níveis superiores como inferiores. Não é raro encontrar gerentes no pisoda fábrica examinando e comentando problemas técnicos. Desta forma, infelizmente, sobra pouco tempo para gerenciar. Na realidade, as funções gerenciais como planejamento, organização e controlepraticamente não recebem atenção. A empresa necessita de um influxo de pessoas externas para a administração, que dêem menos atenção ao aspecto técnico e mais ao lado gerencial.

1. Como essasconclusões se encaixam na filosofia administrativa de Fayol?
2. É comum os gerentes despenderem mais tempo no lado técnico do que no administrativo do trabalho?
3. Como estes problemas podem serresolvidos?
4. Baseando-se nos 14 princípios de Fayol informe quais deles são utilizados nos dias de hoje. Faça a análise de cada princípio e uma comparação com os dias atuais.

R3: Necessário que aempresa busque ênfase na estrutura da organização e enfatizar a estrutura que a organização deve possuir para se tornar eficiente.





Elton Mayo faz umas perguntas


Estamos no...
tracking img