Resumo "el fin de las ilusiones".in: guerra fría. lozano, alvaro

1990 palavras 8 páginas
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
História Contemporânea III
Aluna: Agnes C.H. Waite

RESUMO: LOZANO, Alvaro.“El fin de las ilusiones (1941-1947)”. In: La Guerra Fría, cap.2 .Barcelona: Melusina. 2007.
A Guerra Fria não tem uma data de inicio. O mais preciso ao seu respeito é que afetou progressivamente a diversos países que se viram obrigados a tomar partido e a se envolver nela.
Para o autor Alvaro Lozano, a origem da Guerra Fria deve situar-se no momento em que o conflito ideológico se uniu ao enfrentamento geopolítico. As origens do conflito estão na junção de um mundo devastado pela segunda guerra mundial e os subsequentes meios da disputa sobre a futura ordem internacional que Washington e Moscou buscaram impor.
Foi impossível a colaboração e cooperação entre as grandes potencias devido às divergentes aspirações, necessidades, historia e instituições, e as ideologias em jogo, divergências estas que levaram a tensões inevitáveis que caracterizam a Guerra Fria.
Para o autor a atividade comunista não foi a origem das dificuldades na Europa, mas sim uma consequência dos devastadores efeitos da guerra sobre a estrutura econômica, política e social européia. O Plano Marshall reconstruiu o sistema econômico ocidental, frustrando as apelações políticas ao radicalismo esquerdista.
A ajuda econômica acabou com a escassez de moeda e estimulou ao investimento privado para a reconstrução no pós-guerra. O plano salvou a economia de uma crise de superprodução e manteve a demanda favorecendo as exportações.
A escola pós-revisionista sustenta que a intervenção dos EUA na Europa foi uma reação contra a instabilidade que ameaçava alterar o equilíbrio de poder em favor da URSS e a destruir o sistema político e econômico ocidental.
Os ataques repentinos sobre os territórios dos EUA e da URSS deixaram um verdadeiro “trama de 1941”, que levaram a enormes conseqüências nas políticas exteriores de ambas as nações durante a Guerra Fria.
Para Alvaro Lozano, o ano de

Relacionados