Resumo educacao como pratica da liberdade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (415 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Texto elaborado por Paulo Freire, em que a sociedade brasileira é discutida em relação aos problemas da educação, em oposição às propostas da superlotação e da necessidade de conscientização emmassa.
Educação só tem sentido nas sociedades verdadeiramente humana e, portanto, o autor expõe as linhas de profundidade em seu trabalho no sentido de promover uma espécie de libertadora da formaçãoatravés de um contexto contraditório e exclusivo.

Este imposto desde os tempos antigos e que, independentemente de repetidas tentativas não conseguiu ser removido, pode ser associado com o que Freirechama de uma "sociedade sem povo", onde ele está longe dos centros de poder é reduzido ao mínimo, ser tomado mais substitui-lo como homem.
Nesse contexto em que os direitos dos pobres sãobrutalmente violada, e nenhuma sociedade é possível reconhecer-se como uma obra de sujeitos da história, é imperativo que os grupos educação, onde a alienação tradicionalista resultar em propostas detransformação e busca pela liberdade.

Educação para a excelência não depender exclusivamente dos livros, é dever dos professores, aponta para a consolidação do homem - o sujeito, que está ciente das condiçõeshistóricas da sociedade, combinada com um processo de motivação continua a forjar a convicção de auto-reflexão e julgar criticamente o estado das coisas no tempo e no espaço.

Essa auto-reflexãoestá relacionada a períodos de aprofundamento e conhecimento, permitindo assim que indivíduos diferenciados de poder, inserido na história, não nas margens como antes, mas como agentes ativos, ou seja,atores.
No entanto, ser sempre consideradas as forças que defendem os seus privilégios e fingir que as pessoas perpetuando um tipo de educação para a domesticação e subserviência acrítica, mantendo oatual sistema de opressão e exclusão. A este respeito, como ocorreu na sociedade brasileira dos anos sessenta, é preciso mais do que nunca, trabalhar para a conscientização das massas, com um...
tracking img