Resumo; educação a distancia limites e possibilidades

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 7 (1633 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 23 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FABIANA
Cristiane Nova é mestre em Educação (UFBA), doutoranda em cinema (Paris) e professora da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e da Faculdade de Tecnologia e Ciência (FTC).
Lynn é mestre e doutoranda em Educação e professora da Universidade Estadual de Feira de Santana/BA (UEFS) e da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).
Texto publicado no livro Educação à Distância: uma novaconcepção de aprendizado e interatividade em.São Paulo; Futura,2003,p.5-27.
Educação à Distância: Limites e Possibilidades
Educação à Distância vem se tornando ao longo dos anos uma discussão fundamental sobre educação, numa sociedade interconectada por redes de tecnologias digitais. É um processo de transformação no cenário educacional de amplitudes desconhecida que necessita ser analisada ediscutida.
As políticas públicas ocidentais em praticamente todos os países ocidentais já começam se posicionar mais claramente sobre o assunto.
Literalmente o conceito de EAD remeteria a qualquer modalidade, a construção do conhecimento sem a presença simultânea dos agentes envolvidos.Com a institucionalização dos sistemas formais de ensino a presença era obrigatória e com o tempo pré determinadopara obtenção de certificados de comprovantes de aprendizagem. O ensino à distância se referia agora apenas as modalidades de ensino cuja aprendizagem não mais estivesse atrelada à presença física dos alunos nas chamadas escolas.
Um grande problema desses cursos era a completa falta de interatividade do processo de aprendizagem devido à dificuldade dos alunos de trocarem experiências e dúvidas comcolegas e professores. Essa dificuldade aliada a outra de teor sócio- econômica e político-cultural acabavam por limitar o sucesso desse empreendimento que apesar disto continuaram a existir.Com a difusão das tecnologias de comunicação em rede esse cenário começa se modificar, visto que as possibilidades de acesso as informações e conhecimentos sistematizados, assim com as interações entrediferentes sujeitos educacionais ampliaram-se significativamente. Todo esse processo torna necessário que ampliemos o próprio conceito de EAD, trata-se de conceber a educação em geral, e não apenas um setor especializado. Nesse sentido compreendemos a Educação à Distância como uma das modalidades de ensino aprendizagem.
A discussão em torno da Educação à Distância no cenário brasileiro cresceu de formasignificativa nos últimos anos, seja por conta dos avanços tecnológicos, seja como resultado das definições do MEC. O respaldo legal a esse curso á distância se concretiza através do tímido Art. 80 da lei citada que ao longo desses cinco anos teve adicionado o Decreto 2.494/98 e a portaria do MEC n°301/98 em nº 2.253/2001, que incentivam o desenvolvimento e as vinculação de programas de EAD. As possibilidades concretas e futuras de transformação da educação trazidas pelas novas perspectivas do trinônimo conhecimento/educação/ tecnologia, naquele que existe de positivo e negativo.
Já faz parte do senso comum se afirmar que a informação não é mais um objetivo privilegiado da educação, hoje o problema deixa de ser escassez e torna-se o excesso de possibilidades trata-se de pensar,portanto em nossos modelos de educação concebidos a partir das diversas formas de comunicação e construção de conhecimentos existentes, questiona-se, por exemplo, a existência de um espaço básico de aprendizagem.
Talvez ao invés de escolas nos modelos atuais, pode-se ter outros espaços presenciais, específicos para determinar funções e possibilidades cognitivas, afetivas, sociais, éticas, baseadas emdiferentes tipos de convivência e de temporalidade.Isso conjuntamente a diversos espaços virtuais, que do ponto de vista prático,espaços presencias não poderiam prover, tais como uma convivência com uma diversidade temporal, cultural, étnica e cognitiva muito mais múltipla., e porque a aprendizagem tem que ser estruturada basicamente através das linguagem oral e escrita, quando convivemos cada...
tracking img