resumo Dunning -The eclectic paradigm as an envelope for economic and business theories of MNE activity

Páginas: 5 (1224 palavras) Publicado: 29 de junho de 2014
Um paradigma eclético como envelope para teorias econômicas e gerencias da atividade das empresas multinacionais (MNE)
O artigo de Dunning (2000) é uma revisão do seu artigo de 1988. A sua grande contribuição foi a inserção do Paradigma Eclético que não foca nas nações, mas nas empresas para explicar as decisões de internacionalização.
O modelo OLI (Ownership, Location, Internalization)fala sobre:
O - (ownership) - Vantagens proprietárias/competitivas específicas: a extensão e a natureza de vantagens competitivas específicas da empresa, que lhe concedem uma vantagem sobre as demais empresas atuantes no país onde a empresa multinacional opera.
L – (location) - Vantagens de localização: vantagens específicas que uma determinada localização possui, fatores que não podem sertransferidos para outras localidades através do comércio.
I – (Internalization) - Vantagens de internalização: propensão da empresa que possui a vantagem competitiva de vir a combinar diretamente esta vantagem com as vantagens de localização, em preferência aos mecanismos de mercado (custos de transação). A empresa se beneficia ao manter suas vantagens competitivas internas.
Dunning (2000) ainda falaque o modelo é fortemente contextual ao refletir as características econômicas e políticas do país ou região na qual estão procurando investir.
Além disso, ele fala que os estudiosos propuseram quatro diferentes tipos de atividades que caracterizam o porquê da atuação da empresa multinacional e que constituem os principais motivadores do fdi:
- Acesso a mercado (market seeking): tem por objetivoacesso ou atendimento a um mercado específico.
- Acesso a recursos (resource seeking): tem por objetivo o acesso a recursos naturais ou a mão de obra de baixo custo.
- Acesso à eficiência (efficiency seeking): tem por objetivo a divisão mais eficiente de trabalho ou especialização de um portfólio de ativos externos e internos.
- Acesso a ativos estratégicos (strategic asset seeking): tem porobjetivo proteger e aumentar as vantagens específicas da empresa ou reduzir a dos seus competidores.
Além destas atividades, ele menciona que há setores e países mais propensos a gerar mais fdi, tais como do setor de petróleo e farmacêuticas e países como Suiça e Holanda, por exemplo.
Embora o modelo tenha sido criado há muito tempo, o conteúdo e as predições do paradigma eclético foramintegradas em um número de diferentes teorias econômicas e de negócios. A maioria das teorias são complementares ao invés de substituíveis umas pelas outras. O valor do paradigma eclético aumentou em relação a soma de suas partes, com a contribuição de cada uma tornando-se cada vez mais interdependente entre si.
Após, o autor explica as mudanças em cada uma das três variáveis, após os 20 anos dateoria. O sub paradigma da propriedade, reflete as vantagens competitivas. Quando o paradigma eclético foi apresentado pela primeira vez, foi assumido que tais vantagens competitivas específicas ou O refletiam, em grande parte os recursos e capacidades dos países de origem das empresas que investem. Hoje já se vê que a vantagem pode vir de capacidades únicas, eficiência produtiva, diferencial dosgestores, entre outras.
O sub paradigma de localização de países e regiões tem relação com a importância da localização para o fdi e como ela pode afetar a competitividade das empresas. Nos últimos anos, os pesquisadores tem investigado o agrupamento de algumas atividades empresariais e que a localização de uma carteira de ativos passa a ser uma vantagem competitiva. Em geral, as novas teoriascomplementam Dunning e não a substituem. Elas incrementam com: taxa de câmbio e riscos políticos, os regulamentos e políticas de entidades supranacionais, diferenças culturais entre países, etc.
O sub paradigma da internalização fala que dadas as vantagens competitivas de uma empresa, o que determina se ela ou outro agente irá fazer uso dessas vantagens? A empresa deve avaliar quando vale a pena...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Larvicidal Activity and Toxicity of the Extract and Fractions of the Bark of Schinopsis brasiliensis Engler
  • The Federal Civil Service System and the Problem of Bureaucracy: the Economics and Politics of Institutional...
  • The approach of institutional economics
  • Resumo do artigo: Molecular Systematics and the conservation of rare species
  • Resumo do Livro “Hobbes, Realism and the Tradition of International Law
  • Plato and the allegory of the cave
  • The age of the multisided business model
  • Resumo do livro (the true story of romeo an juliet)

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!