Resumo dpp cap 1 e 2

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2768 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Capítulo 1 – Como você vê o mundo?

1. Introdução

Este capítulo tem o objetivo de levantar reflexões sobre o homem em face das mudanças do mundo contemporâneo, mas não tem pretensão de impor uma visão de mundo.

2. Visão de mundo

As formas de perceber o mundo podem variar de uma pessoa para outra.

A visão de mundo nos faz ressignificar o passado, entender o presente e projetare predizer o futuro. Projetar e predizer o futuro se difere no ponto que para projetar você se fundamenta em dados históricos e para predizer em considerações subjetivas, como, por exemplo, a intuição.

Cada um de nós tem sua própria visão do mundo que exerce grande impacto sobre a nossa forma de agir. Essa visão é necessária para dar direção ao nosso comportamento e nos auxiliar a estabeleceralgum grau de previsibilidade para a nossa vida. A visão diferenciada de mundo faz com que existam diferentes pontos de vista e opiniões.

Tipos de visão do mundo

No passado a visão do mundo era linear e hierárquica, já no mundo contemporâneo a visão do mundo esta se tornando orgânica e holística. Quando falamos orgânica estamos referindo a órgão ou qualquer corpo organizado de matéria viva.Visão linear e hierárquica

A explicação é clássica e orientada pelo paradigma Newtoniano-Cartesiano. Ela se fundamenta no pensamento de Sir Isaac Newton e tem referencia a base filosófica desenvolvida por René Descartes, que desenvolveu o método do pensamento analítico moderno, cuja característica é a fragmentação de um fenômeno em partes para melhor compreendê-lo.

Visão Sistemática ouHolística

O século XX viu nascer um debate de natureza voltada para pesquisa, conhecimento sobre a capacidade de discernimento das dimensões das relações sociais. Para essa visão a ciência cartesiana erra ao dar ênfase às partes, ela prende-se a uma visão de mundo mecanicista, reducionista ou atomística. Já a visão sistemática ou holística propõe como alternativa uma visão de mundo que o entendaenquanto sistema integrado. Nessa visão considera-se que as propriedades das partes não são propriedades intrínsecas, mas só podem ser entendidas dentro de um contexto de todo maior.

O ponto de partida para a visão sistemática está na teoria Geral dos Sistemas, na qual Ludwig Von Bertalanffy definiu sistema como sendo um “conjunto de unidades em inter-relação”.

Tudo no planeta parece estarconectado, ate mesmo os problemas também estão interligados.

Podemos dizer que um fenômeno que esta sendo interpretado de maneira holística também é um sistema; no entanto, nem todo sistema e consubstanciado em uma visão holística.

Existe uma diferença entre os termos holístico e ecológico, se tomamos como exemplo uma bicicleta temos, na visão holística um sistema que implica nainterdependência de suas partes porem na visão ecológica deve se considerar toda a relação deste objeto com o ambiente, desde sua produção ate sua utilização.

As pessoas na visão holística

Como a palavra holística significa inteiro, não fragmentado, então, a visão de holística de pessoas significa observar uma pessoa considerando todos os fatores que a rodeiam, como a sociedade, a política, seus valoresemocionais, a influencia da família, da sua cultura entre outros.

3. Fenômenos que interferem na visão de mundo

Globalização

A globalização pode ser considerada como a integração dos mercados mundiais, mas que além de integrar os mercados acaba também integrando a política e a cultura. Com a integração cultural a globalização acaba gerando mudanças comportamentais e socioculturais e issoleva ao multicultuarismo, que alimenta a idéia de existência de uma unificação comportamental.

A globalização apresenta pontos positivos e negativos. Podemos citar por exemplo o maior acesso as informações como ponto positivo, porem ao mesmo tempo temos o efeitos perversos como a desigualdade social.

O desenvolvimento da ciência e da tecnologia

Na situação de caos que vivemos em...
tracking img