resumo DPedroI 2014

758 palavras 4 páginas
Primeiro Reinado – 1822 – 1831
9 de jan de 1822 – Dia do Fico ( início da ruptura entre Brasil e Portugal)
As camadas ricas temiam que a Independência da colônia culminasse com a criação de uma república cujo poder fosse partilhado com grupos populares.
7 de set de 1822 – Proclamação da Independência – O Brasil de torna independente , mas continua com a mesma estrutura: Agrária, Escravista e os latifundiários continuavam determinando as regras.

Constituição de 1824 (outorgada) – Determinava:
Monarquia Constitucional e Hereditária
Estabelecia 4 Poderes : Executivo, Legislativo, Judiciário e Moderador (exclusivo do imperador).
Sistema Eleitoral – Voto Censitário (condicionado pela renda) e indireto.
O catolicismo foi declarado a religião oficial do Brasil. A Igreja era regulada pelo regime de Padroado ( a igreja era subordinada ao Estado).
Divisão territorial: províncias/ “presidentes” (nomeados pelo imperador).
Como visto, a Constituição de 1824 teve características extremamente autoritárias. Sua outorga, o estabelecimento do Poder Moderador e o controle da Igreja pelo imperador vão contra as aspirações de diversos setores da sociedade brasileira. Conflitos estavam iminentes no cenário político nacional a consolidação do poder monárquico no Brasil Conflitos :
Confederação do Equador(1824 ) – Inicia em Pernambuco + PB, PA,CE e RN – Características : Antilusitanismo, federalismo, republicanos e separatistas.
Guerra da Cisplatina (1825/1827) – República Oriental do Uruguai
Sucessão de Portugal (1826/1829) – Portugal X Brasil – D. Pedro recupera o trono português para sua filha Maria da Glória.
Processo de Abdicação de D. Pedro I:
Crise Econômica : Desequilíbrio na Balança Comercial Favorável, Aumento da dívida externa do país devido as despesas para aparelhamento das forças militares que participaram das guerras, a Falência o Banco do Brasil(1829). Para o povo, o aumento do custo de vida foi o aspecto mais perceptível dessa crise.
Agravamento da crise

Relacionados