Resumo doteoria racista ou diásporas africanas

869 palavras 4 páginas
Referência: XAVIER DE PAULA, Benjamin. Das teorias racistas as diásporas africanas: O negro na sociedade brasileira.
O que é raça? O que é etnia? E o problema do racismo em nossa sociedade e na educação, são temas recorrentes no meio acadêmico, porém, verificamos inúmeros equívocos de natureza tanto conceituais como ética e moral, que não podemos e não queremos reproduzi-los aqui, neste sentido, é importante recorrer a estes temas para situar conceitualmente nosso trabalho. (XAVIER, p. 1)
Porém, reconhecidamente, a utilização da cor da pele para a categorização dos diferentes povos do planeta, está fortemente relacionada ao período medieval, e a intenção da igreja católica, mais importante instituição do período, em definir a sua relação com o restante do mundo interior e exterior a partir de uma referência: branca, cristã, ocidental. (XAVIER, p. 2)
“A partir do Século XVIII os filósofos iluministas passam a consertar o monopólio do cristianismo, e utilização o conceito de raça já existente nas ciências naturais – para a classificação das plantas – para designar no conjunto da humanidade “os diferentes” ou, os “outros” como raça, dividindo a espécie humana em três raças: branca, negra e amarela, pavimentando o caminho para a hierarquização que pavimentou o caminho do racialismo”. (MUNANGA, 2003, p. 2)
Para melhor entender esta diferenciação, o conceito de raça – de natureza teológica, filosófica e científica, propõe a divisão da humanidade em três grandes grupos raciais, segundo critérios baseados a cor da pele dos indivíduos, bem como, outros fundamentos em crenças religiosas, em pontos de vistas filosóficos, e até mesmo critérios ditos científicos, como a meditação de nariz, orelha, crânio, arcada, enquanto o conceito de etnia busca definição das características humanas fundamentadas nas características interiores e exteriores que são os fenótipos e os estereótipos. (XAVIER, p.3) Em toda a narrativa bíblica, verifica-se a figura do rompimento e da

Relacionados