Resumo dos textos: o que causa as dificuldades de aprendizagem; e dos tipos básicos de dificuldades de aprendizagem extraido da apostila trantorno de aprendizagem da leitura e da escrita disponibilizada pelo professor:

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1176 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO DOS TEXTOS: O QUE CAUSA AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM; E DOS TIPOS BÁSICOS DE DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EXTRAIDO DA APOSTILA TRANTORNO DE APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA DISPONIBILIZADA PELO PROFESSOR: Dr. FRANCISCO CURBELO BERMÚDEZ.

O diagnóstico e tratamento de distúrbios, transtornos, dificuldades ou problemas de aprendizagem é vasto e fundamentado em concepções, muitasvezes, divergentes entre si.
Devido o grande número de obras relacionadas ao assunto, torna-se inviável contemplar todas as possíveis definições e abordagens sobre esses conceitos. Portanto, nesse texto pretendemos analisar os conceitos mais comumente utilizados na literatura especializada e algumas das muitas perspectivas de análise sobre as dificuldades de aprendizagem, procurando traçar umpanorama (ainda que provisório) sobre essa temática.
Segundo Moojen (1999), os termos distúrbios, transtornos, dificuldades e problemas de aprendizagem têm sido utilizados de forma aleatória, tanto na literatura especializada como na prática clínica e escolar, para designar quadros diagnósticos diferentes.
Nesta linha de pensamento a apostila disponibilizada pelo professor: Dr. Bermúdez (2011),apresenta que por muitos anos as dificuldades de aprendizagem foram atribuídas às questões cerebrais, ou seja, todas as crianças que apresentavam dificuldades de aprendizagem havia experiência de alguma espécie de dano cerebral. Porém, mesmo que a criança tenha passado por um dano atribuído as questões cerebrais, não podemos afirmar que a dificuldade de aprendizagem seja causada por tal dano. Portantoa busca do histórico e de sua realidade é a peça fundamental para o crescimento e desenvolvimento da criança.
Sabe-se que há uma diversidade de danos que afetam o desenvolvimento da criança e alguns estão relacionados diretamente com a forma de vida da criança, tanto pré quanto pós-natal. Nesta situação podemos exemplificar a situação da gestante que faz o uso de drogas (fumo, álcool,medicamento proibido para a gestante...) terá como resultado a criança, que por sua vez irá pagar o preço de uma irresponsabilidade com traumas muitas da vezes pelo resto da vida, e um dos traumas pode ser a dificuldades de aprendizagem, atrasos cognitivos, déficits de atenção, hiperatividade e problemas de memória.
Os pesquisadores das questões de dificuldades de aprendizagens afirmam que as questõesgenéticas também influenciam nestes déficits de aprendizagem apresentados pelas crianças, mas esta não é a única causa que podemos atribuir a determinado assunto, ou seja, se os familiares de uma criança tiveram dificuldades, não podemos dizer que as crianças têm os mesmos traços, pois sabemos que os seres vivos mesmo que seja de espécie iguais tem traços que os diferenciam, então devemos estarmosatentos, devido termos conhecimentos que são vários os fatores que causam dificuldades de aprendizagem.
O tema “Dificuldade de Aprendizagem” carrega consigo uma diversidade de fatores que influenciam e são influenciados por outros fatores, como: as lesões cerebrais, os fatores ambientais e os genéticos. Percebe-se que as causas de dificuldades motoras é um problema relacionado diretamente com asquestões cerebrais, e os demais problemas que não podem ser atribuídos as questões cerebrais estão diretamente relacionados com a questão ambienta/genética Nesta perspectiva, o ambiente influencia na aquisição do controle pela sua auto-estima. Assim, se o ambiente é favorável tudo tende a caminhar sobre controle, caso contrario em seu interior cria um bloqueio em suas capacidades de absorção de algoque julgamos ser o correto para esta criança.
O passado do adulto, muitas das vezes fica na memória, mas isto não acontece só com os momentos bons e sim passa uma fita contínua, levando-nos a refletir o que acontece com o presente da criança. Portanto, novos rumos deverão ser tomado em relação à aprendizagem da criança e para isso é necessário o processo de reflexão que são completamente...
tracking img