Resumo dos textos "A relação professor-aluno (Cunha, Maria Isabel Veiga) e "A disciplina: uma questão crucial na didática (Chamlian, Helena Coharik)

610 palavras 3 páginas
Universidade de Brasília – UnB
Faculdade de Educação – FE
Departamento de Teoria e Fundamentos – TEF

Curso: Pedagogia
Disciplina: Didática Fundamental
Professora: Liliane Campos Machado
Aluna: Ana Luiza Gonçalves de Rezende Rocha
Matrícula: 12010 9148

Resumo
Textos:
A relação professor- aluno (CUNHA, Maria Isabel da VEIGA)
A disciplina: uma questão crucial na didática. (CHAMLIAN, Helena Coharik)

Os dois textos tratam de questões essenciais para que se construa uma relação efetiva de aprendizado no ambiente escolar. O professor desempenha um papel fundamental nesse processo, pois ele tem o poder de marcar a vida de um aluno, pra pior ou melhor. O que faz esta experiência memorável está diretamente ligado à relação que esse professor constrói com seu aluno. Afinal, o que faz um bom professor? Na verdade, é um conjunto de fatores. Dificilmente um aluno apontaria um professor como bom ou melhor de um curso, sem que este tenha as condições básicas de conhecimento de sua matéria de ensino, ou habilidades para organizar suas aulas, além de manter relações positivas. Entretanto, quando os alunos verbalizam o porquê da escolha do professor, eles enfatizam aspectos afetivos.
As virtudes e os valores do professor que consegue estabelecer laços afetivos com seus alunos repetem-se intrinsicamente na forma como ele trata o conteúdo e nas habilidades de ensinos que desenvolve. Outro aspecto que se entrelaça é a metodologia do professor. Um professor que acredita nas potencialidades o aluno, que está preocupado com sua aprendizagem e com seu nível de satisfação, exerce práticas de sala de aula de acordo com essa posição. Um outro aspecto a se considerar na fala dos alunos é o valor que eles dão ao prazer de aprender, algo que poderia se traduzir como um clima positivo na sala de aula. O senso de humor do professor, o gosto de ensinar, o tornar a aula agradável e interessante , são aspectos que eles apontam como fundamentais.
Para analisarmos a relação

Relacionados