Resumo dos profetas menores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1463 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O DIACONATO
I. A ORIGEM DO OFÍCIO
É perfeitamente certo que temos a origem do diaconato no capítulo sexto de Atos. A palavra "servir" (diakoneo) em Atos 6:2 é exatamente a mesma que se usa para designar o ofício de diácono em 1 Tim. 3:10,13, que é o verbo correspondente para diáconos em Fil. 1:1; 1 Tim. 3:8,12.
Interessante e instrutivo é notar como os primeirosdiáconos receberam seu ofício. Foram eleitos pela Igreja. "Os doze convocaram a multidão dos discípulos e disseram: “E os doze, convocando a multidão dos discípulos, disseram: Não é razoável que nós deixemos a palavra de Deus e sirvamos às mesas.
Escolhei, pois, irmãos, dentre vós, sete homens de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria, aos quais constituamos sobre este importantenegócio”. 
Atos 6:2-3
Os apóstolos investiram os diáconos do seu ofício, ou ordenou-os, como vemos no verso seis, mas os apóstolos não os elegeram: isto deixaram à igreja. Nem mesmo recomendaram à igreja os que ela devia escolher: deixaram a igreja ser guiada pelo Espírito Santo. Foi isto um assunto excepcionalmente importante, mas os apóstolos não tiveram receio de confiá-lo à igreja. É istoum excelente exemplo da democracia das igrejas do Novo Testamento; por mais que seja o pastor que esteja na frente da consagração dos diáconos, é bom que a igreja dê testemunho deste obreiro.

II. OS DEVERES DESTE OFÍCIO
Os primeiros sete diáconos foram escolhidos e ordenados para "servirem às mesas", isto é, distribuir alimento aos necessitados, especialmente às viúvas. Mas pelofato do ofício tornar-se permanente (Fil. 1:1; 1 Tim. 3:8-13) e pelo fato de nenhuma outra igreja além da de Jerusalém, tanto quanto sabemos, ter a comunhão de bens que reclamava o estabelecimento original do ofício, tanto quanto as qualificações dadas em 1 Tim. 3:8-13, inferimos que as obrigações do ofício devem ter passado a todas as igrejas. Talvez os diáconos vieram a encarregar-se de todos osnegócios seculares da igreja e a ser auxiliares dos pastores nos assuntos espirituais.
Com tudo, seja tido em mente que os diáconos são "servos", segundo o significado do título e função, e não lideres primeiros. São para receberem instrução da igreja mais do que ditarem à igreja. São para ajudarem o pastor mais do que dizer-lhe o que deva fazer. Lembrem-se sempre que o ofício ésubordinado ao do pastor.
Não se deve abusar do oficio de diácono, pois sua função é de ser ajudante, e não o líder da igreja; alguns talvez tenham procedido assim, porque a devida atenção não tem sido dada às qualidades escrituristicas do diaconato, à qual dirigiremos agora nossa atenção.

III. AS QUALIFICAÇÕES DO DIACONATO
1. DADAS EM ATOS 6
(1). Homens de boa reputação
Os diáconossão para serem homens de boa reputação em geral. São para serem homens em quem o povo tenha a máxima confiança. Sem duvida, primeiro que tudo seriam homens que são escrupulosamente honestos; homens que possam ser acreditados, que tenham vidas transparentes.
(2). Cheios do Espírito
O Espírito Santo está em todo crente, a partir de sua conversão, mas ao diácono não basta somente ter oEspírito Santo, é necessário que ele seja cheio do Espírito Santo para poder executar com mais propriedade a sua função diaconal.
(3). E de sabedoria
Os diáconos são para ser homens de discernimento e perícia no seu agir e no seu falar. A sabedoria aqui mencionada não é sabedoria humana, mas aquela que vem de cima (Tiago 1:5, 3:17). Não estamos falando do senso comum humano. O sensocomum é o pensar comum do homem e o pensar comum do homem é o pensar da mente carnal. E a mente carnal é inimiga contra Deus (Rom. 8:7). A estima de Deus pelo senso humano achar-se-á em Tiago. 3:15. Muitos danos se acarretarão se experimentar levar avante os negócios de Deus segundo a maneira dos negócios seculares. Tiago 1:5: “E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a...
tracking img