resumo dos governos do brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (987 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de junho de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLGIA DO RIO GRANDE DO NORTE


Questões elaboradas sobre os seminários de História
1º Seminário – Governo de Eurico Gaspar Dutra (1946-1951)
O quemudou com a constituição de 1946?
Criaram-se mecanismos de controle do Executivo pelo Legislativo através da formação da CPI. Com a nova constituição todos os cidadãos eram eleitores a partir dosdezoito anos. As mulheres passaram a ter direito ao voto, os poderes voltaram a ser divididos em executivo, legislativo e judiciário, buscando assim um governo mais democrático e diferente do anterior.Foi ainda regulamentado o direito de greve e a sua proibição nos serviços essenciais.
Durante o Governo Dutra, quais foram os principais motivos que levou a união do Brasil com os EUA? Relacione com oaumento da dívida externa.
O Brasil recorreu aos Estados Unidos para que eles financiassem o seu desenvolvimento, devido a sua aliança com este na Guerra Fria. Sem o apoio americano, o Brasil teveque recorrer ao Banco Mundial para financiar o seu desenvolvimento, o que favoreceu o aumento da dívida externa.

2º Seminário Governo de Juscelino Kubitschek (1956-1961)
O que foi e quais asconsequências do plano de Metas?
O programa de Metas estabelecia 31 metas distribuídas em cinco grandes grupos: energia, transporte, educação, alimentação e indústria de base. A produção industrial cresceu80% e o país ao ritmo de 7,9% ao ano. Porém, os elevados gastos públicos com o Programa de Metas e a construção de Brasília começaram a trazer problemas. O Brasil estava gastando mais do quearrecadava. Ao final o país adquiriu uma grande dívida externa, devido ter realizado investimentos à custa de empréstimos e investimentos estrangeiros.
O que foi o contragolpe e como o General Lottcontribuiu para a posse de Juscelino na presidência do Brasil?
Foi um acontecimento político-militar por meio do qual o general Henrique Teixeira Lott assegurou a posse do presidente legalmente eleito,...
tracking img