Resumo dos filosofos antigos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1044 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
DIREITO
FILOSOFIA DO DIREITO
PROF. WLLAM GERSON DE FREITAS

RESUMO

EDVAN OLIVERA DA SILVA
FRANCISCO ADRIANO COSTA SILVA
FRANCISCO DE ASSIS DA SILVA
JANIELE PEREIRA DA SILVA
PAULO CÉSAR FÉLIX BARBOSA

ARACATI – CE
2012
Heráclito de Éfeso viveu VI e V a.C. Solicitado pelos concidadãos a elaborar as leis da cidade, recusou-se, porque eles já haviam caído no arbitro por sua má constituição. Osfilósofos de Mileto haviam notado o dinamismo universal das coisas, que nascem, crescem e perecem, bem como do mundo aliás dos mundos, submetido ao mesmo processo. E seu principio era “tudo se move”, “tudo escorre” permanece imóvel e fixo, tudo muda e se transmuta, sem exceção. Pesava-se que descer duas vezes o menor rio e não se pode tocar duas vezes uma substância mortal no mesmo estado, pois porcausa da impetuosidade e da velocidade da mudança ela se dispersa e se reúne, vem e vai. Mas para Heráclito, essa é apenas a constatação de base, um ponto de partida para outras inferências, ainda mais profundas e argutas.
Destaco aqui uma passagem que ele disse “Aquilo que é oposição se concilia das coisas diferentes nasce a mais bela harmonia e tudo se geram por meio de contrastes. Eles (osignorantes) não compreendem que mesmo que é diferente concorda consigo mesmo é a harmonia dos contrários, como a harmonia do arco da lira”.
Pitágoras nasceu em Samos vivendo apogeu sua vida em torno de 530 a.C. e morrendo no início do século V a.C. Abandonou sua pátria e foi iniciado em todo em todos bárbaras. Então retornou a Samos e encontrando sua pátria sol a tirania de Polícrates, levantou velaspara Cratona, na Itália. Ali elaborou para os italianos e conseguiu grande forma, juntamente com seus seguidores, que em número de cerca de trezentos administraram tão bem a coisa publica que seu governo foi quase uma aristocracia.
Parmênides nasceu m Eleia metade dos séculos VI a.C. morreu em meados do século V a.C. Foi ele o fundador da escola elétrica, destinada a ter grande influencia sobreo pensamento grego. Foi iniciado em filosofia pelo Pitagorico aninisa. Informa-se que foi política ativo, datando a cidade de boas leis. O grande principio de Parmênides, que é o próprio príncipe da verdade (“o solido coração da verdade rebus ta”), é esta: o ser é e não pode não ser; o não ser não é e não pode ser de modo algum. Pensar o nada significa não pensar absolutamente e dizer o nadasignifica não dizer nada por isso. O nada é impensável e indizível.
A palavra Sofista vem do termo “sábio” e “especialista do saber”, porem esses termos que é positivo tornou negativa pela tomada de posição polemica de Platão e Aristóteles. Os Sofistas faziam uma revolução espiritual, deslocando o eixo da reflexão filosófica da physis e do cosmo para o homem e aquilo que concerne a vida do homem comomembro de uma sociedade. Alem de buscar o saber, é verdade que os sofistas visavam a objetivos práticos, sendo essencial para os físicos. Eles também exigiam compensação pecuniária por seus ensinamentos e isso escandalizava muito os antigos, porque para eles o saber era fruto de desinteressada comunhão espiritual. Os sofistas foram censurados por serem nômades, desrespeitando o apego a cidade, queera para os gregos. Manifestavam uma notável liberdade de espírito em relação a tradição, as normas e aos comportamentos codificados, mostrando confiança ilimitada nas possibilidades da razão. Eles não constituem de forma alguma um bloco compacto de pensadores.
Os Sofistas mais famosos eram Protagoras que seu pensamento era o axioma “o homem é a medida de todas as coisas, daquelas que são poraquilo que são e daquelas que não são por aquilo que não são”. Outro era Gógias a sua obra filosófica mais importante tem o titulo Sobre a natureza ou sobre o não-ser. Ele foi o primeiro filosofo que procurou teorizar o que hoje chamaríamos de Valencia “estética” da palavra essência da poesia. Pródico foi mestre em elaborar discursos, Sócrates chegou a recordá-lo jocosamente como seu mestre. Ficou...
tracking img