Parâmetros curriculares nacionais
Pluralidade cultural
Orientação sexual



O documento nos traz informações detalhadas que poderão contribuir para a formação de novas mentalidades, com ointuito de superar todas as formas de discriminação. Pode-se dizer que nele contém um rico conteúdo que poderá servir como base a ser desenvolvida pelo educador em sala de aula, pois nos mostra anecessidade de conhecer, aprender e ensinar a história da diversidade étnica e cultural do nosso país, especificando os conteúdos e objetivos que deverão ser utilizados no decorrer de todo o ensinofundamental. Um de seus objetivos é incentivar e preparar o educador para formar verdadeiros cidadãos, os quais deverão ter uma visão renovada sobre as diferentes culturas, conscientizado-os do valor de cadauma, para que assim, seus integrantes venham sentir-se bem dentro de sua verdadeira cultura, sem ter que escondê-la por medo de serem constrangidos.
As escolas tem sido um dos lugares onde ocorremfreqüentes manifestações de discriminação social e étnica, e é nelas que se tem depositado a esperança de superação desses atos ignorantes, pois é lá, que os cidadãos são formados e deverão sairprontos para enfrentar a sociedade. O texto tem deixando claro que este cidadão deve se reconhecer como o tal, expondo assim seus pensamentos e críticas em um país que não somente leve em conta, mas, quetambém faça uso de suas idéias. Essa é uma esperança que cabe á escola o dever de lutar para toná-la real, por isso ela tem a obrigação de infiltrar profissionais preparados para que esse método venhaser desenvolvido e o objetivo de superação alcançado.





Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira eAfricana.


O documento chama nossa atenção para as leis políticas que foram criadas a fim de combater o racismo e as discriminações que atingem com freqüência os negros. Ele busca a valorização de... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2012, 04). Resumo dos documentos: parâmetros curriculares nacionais: pluralidade cultual, orientação sexual e diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico-racias e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana.. TrabalhosFeitos.com. Retirado 04, 2012, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resumo-Dos-Documentos-Par%C3%A2metros-Curriculares-Nacionais/191002.html

MLA

"Resumo dos documentos: parâmetros curriculares nacionais: pluralidade cultual, orientação sexual e diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico-racias e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana." TrabalhosFeitos.com. 04 2012. 2012. 04 2012 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resumo-Dos-Documentos-Par%C3%A2metros-Curriculares-Nacionais/191002.html>.

MLA 7

"Resumo dos documentos: parâmetros curriculares nacionais: pluralidade cultual, orientação sexual e diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico-racias e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana.." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 04 2012. Web. 04 2012. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resumo-Dos-Documentos-Par%C3%A2metros-Curriculares-Nacionais/191002.html>.

CHICAGO

"Resumo dos documentos: parâmetros curriculares nacionais: pluralidade cultual, orientação sexual e diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico-racias e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana.." TrabalhosFeitos.com. 04, 2012. Acessado 04, 2012. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resumo-Dos-Documentos-Par%C3%A2metros-Curriculares-Nacionais/191002.html.