Resumo dos componentes de um perfume

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1179 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Os perfumes fazem parte da vida do ser humano há vários séculos. Cada um tem sua preferência por certos aromas, capazes de influenciar nossas emoções ou até trazer recordações. Os perfumes agem diretamente sobre o nosso sistema olfativo, enviando mensagens para áreas do nosso cérebro ligadas à criatividade, à memória e à emoção.
Mas o que esses frascos possuem para causar tantas reações em nós?Todo frasco de perfume é composto por três substâncias principais: água, álcool e absoluto (essência).
Água: A água deve ser submetida a deionização, o que assegura a ausência de partículas ou íons indesejáveis, que podem alterar o aroma do perfume.
Álcool: O Álcool deve ser etílico, ter o máximo de pureza e total transparência. Além disso, ele deve ser submetido a filtros que assegurem aausência de quaisquer partículas capazes de alterar o aroma do perfume. O álcool constitui o suporte do perfume, devido a sua neutralidade, é o veículo condutor da fragrância.
Absoluto (Essência): A essência é a concentração da matéria prima. Existem diversos tipos de matérias primas utilizadas na composição de perfumes, das quais são retiradas os óleos essenciais que dão origem às mais diversasfragrâncias que conhecemos. Dentre as matérias primas temos flores (rosa, jasmim, gardênia, gerânio, violeta, lírio, ylang ylang, etc.), ervas aromáticas (tomilho, alecrim, menta, Basílio, coreandro, etc.), frutas cítricas (cascas de limão, laranja, bergamota, tangerina, etc.) madeiras (cascas de árvores, raízes ou ramos, cedro, sândalo, canela, bétula, etc.), folhas (patchouli, vetiver, etc.) resinas(galbano, benjoin, opanax, mirra, incenso.) e muitas outras.
Além dessas, existem também as matérias primas sintéticas, que são criadas em laboratório.
A essência é a maior responsável pela particularidade de cada fragrância. A fragrância, como já dito, é um complexo sistema de substâncias geralmente extraídas de plantas tropicais e animais selvagens. Atualmente, a exploração dessas substânciastem causado o perigo de extinção de algumas espécies vegetais e animais, com isso a busca por novas essências sintéticas, criadas em laboratório, aumentou nos últimos anos.
Outro aspecto curioso é que muitas das fragrâncias encontradas em perfumes são também usadas em produtos de limpeza, como detergentes e amaciantes. Mas do ponto de vista químico, o que caracteriza essas fragrâncias? A respostaestá na volatilidade das substâncias que estão presentes na essência.

CLASSIFICAÇÃO
A porcentagem de essência presente em cada perfume muda a sua classificação:
Parfum: álcool de cereais (95%Vol Etanol): 64%, propilenoglicol: 3%, água deionizada: 8% a 12%, essência: 20 a 40% (~25%)
Eau de parfum: álcool de cereais (95%Vol Etanol): 75%, propilenoglicol: 2% ,água deionizada: 8% a 12%,essência: 12 a 18% (~15%).
Eau de toilette: álcool de cereais (95%Vol Etanol): 80%, propilenoglicol: 2%, água deionizada: 8% a 12%, essência: 8% a 14% (~10%).
Eau de cologne: álcool de cereais (95%Vol Etanol): 85%, propilenoglicol: 2%, água deionizada: 8% a 12%, essência: 3 a 7% (~5%).
Splash Perfumes: álcool de cereais (95%Vol Etanol): 85%, propilenoglicol: 2%, água deionizada: 8% a 12%, essência:~1%.

COMPOSIÇÃO DAS ESSÊNCIAS
Como já foi dito anteriormente as essências de cada perfume são conjuntos de substâncias que compõe diferentes fragrâncias.
Tempos atrás, as fragrâncias eram classificadas de acordo com sua origem. Alguns exemplos são: fragrância floral (vinha do óleo obtido de flores como rosa, jasmim, lilás, dentre outras), fragrância verde (óleos extraídos de árvores earbustos, como o eucalipto, pinho, citrus, alfazema, cânfora, dentre outras), fragrância animal (óleos obtidos do veado almiscareno, gato de algália, castor, dentre outros) e fragrância amadeirada (extratos de raízes, de cascas de árvores, de troncos, dentre outros).
Atualmente as fragrâncias são classificadas em 14 grupos, de acordo com a volatilidade de seus componentes. São elas:
• Cítrica...
tracking img