Resumo dos capítulos 1 e 2 do Livro Biogeografia. COX & MOORE, 2009

1865 palavras 8 páginas
Resumo dos capítulos 1 e 2 do Livro Biogeografia. COX & MOORE, 2009.Texto 1: Introdução à Biogeografia
A biogeografia é uma ciência multidisciplinar que estuda as coisas vivas no espaço e no tempo. As descobertas e expedições geográficas do século XVIII foram fundamentais para a ascensão da biogeografia como disciplina, já que suas origens remontam às ciências correlatas (geografia, biologia, paleontologia e ecologia). A tarefa do biogeógrafo não consiste apenas em responder as questões especificas da biogeografia, mas também buscar regras gerais para explicar tais observações. Para responder as questões da biogeografia, o conhecimento de climatologia, geologia, pedologia, ecologia e outras ciências ambientais se fazem necessário para poder explicar questões abordadas/investigadas pela biogeografia e também lida com todos os níveis de escala, que pode detalhar e revelar o quão complexo os padrões de organismos pode ser. Mas nem todos os estudos podem ser respondidos por estudos espaciais de escala, necessitando usar outros conhecimentos (fitologia, desenvolvimento evolutivo de uma determinada espécie naquela região, localização geográfica, por exemplo).
Quando estudos necessitam serem estudados com grandes escalas espaciais e sequências temporais longas, os biogeógrafos usam o termo “macroecologia”, pois os pesquisadores precisam apelar tanto para os macroaspectos quanto para os microaspectos da ecologia para poder responder todos os questionamentos formulados. A interação entre organismos podem determinar a localização das espécies, o que necessita de uma grande atenção dos biogeógrafos e ecologistas para entender esses relacionamentos e como eles afetam nas mudanças ambientais.
O estudo é bem minucioso e requer muita atenção, sendo uma rede complexa e que a alteração em um dos componentes do sistema pode afetar os demais componentes do sistema e os biogeógrafos precisam estar atentos para essas complexidades nos sistemas que esteja estudando. Outros

Relacionados

  • GeologiaBrasi Baixa
    596643 palavras | 2387 páginas