Resumo dos capitulos 4 e 6 "convite a filosofia" de marilena chauí

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2243 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO : A EXISTÊNCIA ÉTICA

UNIDADE 8 CAPÍTULO 4 DO LIVRO “CONVITE À FILOSOFIA”
MARILENA CHAUÍ

SENSO MORAL E CONSCIÊNCIA MORAL

Diante da injustiça social que provoca tantas desigualdades no nosso meio, tais como a pobreza, a violência, o abandono, a opressão, somos movidos a sentimentos. Sentimentos de revolta, piedade, indignação que se, bem trabalhados convertem em ações humanitáriascom o fito de minorar tal situação. Esta solidariedade significa que sentimos responsáveis e que não podemos nos omitir. Na esfera individual também pode ocorrer culpa, remorso, vergonha por algum ato que praticamos e, imbuídos deste pesar procuramos corrigi-lo. Estes sentimentos e ações, expressam nosso senso moral. Portanto, o senso moral é o sentimento que decorre da avaliação que fazemosde nossos atos, dos outros e da coletividade, em conformidade com a idéia que temos de justiça e injustiça. Estes sentimentos podem ser também de admiração, alegria, satisfação, quando tais atos coadunam com a honestidade, honradez, altruísmo, espírito de justiça, etc...
Consciência moral, é diferente do senso moral, pois além de ser resultado da nossa avaliação do justo ou injusto, certo ouerrado, ela é acionada quando circunstâncias dramáticas nos coloca diante de uma encruzilhada, pois é exigido de nós uma decisão uma conduta coerente com os princípios de justiça e retidão, menos danosa aos envolvidos. Nossa consciência moral nos leva a tomar decisões que justifique nossas atitudes para nós e para os outros, pois dela acarretam conseqüências que deveremos arcar.
O senso morale a consciência moral, representam os valores, sentimentos, intenções, decisões e ações referidas ao bem e ao mal, ao desejo de felicidade e ao exercício da liberdade e têm a idéia de liberdade do agente. Liberdade de agir ou não agir em conformidade com nossa avaliação do bom /bem ou mal. Portanto, nascem e existem como parte de nossas vidas com outros agentes morais, são constitutivos de nossaexistência intersubjetiva.

JUÍZO DE FATO E JUÍZO DE VALOR
Juízo de fato, refere-se a um acontecimento constatado por nós, que dizem que algo é ou existe, o que são, como são e porque são. Estão presentes no cotidiano, na metafísica e nas ciências. Exemplo: está frio.
Quando avaliamos e interpretamos um acontecimento, agregamos a ele um valor, ex: O frio é um climaagradável, neste caso emitimos um Juízo de valor. Avalia coisas, pessoas, ações, experiências, acontecimentos, sentimentos, estado de espírito, intenções e decisões como bons ou maus, desejáveis ou indesejáveis. Refere-se também ao que deve ser, neste caso são normativos pois ditam normas para um bom procedimento. Senso moral e consciência moral são inseparáveis da vida cultural, pois define paraos seus membros os valores positivos e negativos que devem respeitar e desejar ou detestar e desprezar.
A principal diferença entre juízo de fato e de valor é que este é oriundo de um processo cultural, ou seja, resultante da intervenção humana e aquele existe independentemente, com estrutura própria e processos necessários. Não notamos a origem cultural dos valores morais, do sensomoral e da consciência moral, por que eles nos foram inculcados desde a infância e assim os interpretamos como fáticos ou naturais.
No entanto, a essência da moral é uma criação histórico-cultural, algo que depende de decisões e ações humanas.Tanto é assim que a palavra moral , do latim, mos, moris, quer dizer o “costume” e no plural mores , significa os hábitos de conduta ou decomportamento definidos por uma sociedade, em condições históricas determinadas. Da mesma forma a palavra ética vem do grego: éthos, “o caráter de alguém” e êthos, que significa “ o conjunto de costumes instituídos por uma sociedade para formar, regular e controlar a conduta de seus membros”.

ÉTICA E VIOLÊNCIA
Diferentes formações sociais e culturais instituíram...
tracking img