resumo dos cap. 1 e 2 do livro a arvore do comhecimento

1236 palavras 5 páginas
Capítulo I – Conhecendo o conhecer

No primeiro capítulo, os autores falam sobre a reflexão, conceituando-a como um processo de conhecer como conhecemos, um ato de nos voltarmos sobre nós mesmos. Eles dizem que durante a reflexão, temos a oportunidade de descobrir nossas cegueiras e de conhecer que as certezas e os conhecimentos dos outros são, respectivamente, tão necessários e imperceptíveis quanto os nossos.
Toda experiência de certeza é um fenômeno individual, cego ao ato cognitivo do outro, em uma solidão que é transcendida somente no mundo criado com esse outro.
Os autores relatam que em um zoológico em Nova Iorque, há um grande pavilhão especialmente dedicado aos primatas. No entanto, há uma cela separada, nos fundos, cercada por fortes grades. Quando nos aproximamos, lemos a seguinte placa: “O primata mais perigoso do planeta”. Ao olharmos por entre as grades, vemos nosso próprio rosto, através de um espelho. Esclarece o letreiro que o homem já destruiu mais espécies sobre o planeta do que todas as outras espécies conhecidas. De observadores passamos a observados. De acordo com os autores, ver nosso reflexo no espelho é sempre um momento muito peculiar, pois é quando tomamos consciência daquele nosso aspecto que não podemos conhecer de nenhuma outra maneira.
Toda reflexão, inclusive sobre os fundamentos do conhecer humano, se dá necessariamente na linguagem, que é nossa forma particular de sermos humanos e estarmos no fazer humano. Por esse motivo, a linguagem também é nosso ponto de partida, nosso instrumento cognitivo e nosso problema.
Nosso objetivo é examinar o fenômeno do conhecer, considerando sua natureza universal do fazer na cognição – esse gerar de um mundo – de modo a revelar seu fundamento.
Os autores exemplificam que a magia é tão explicativa para os que a aceitam como a ciência o é para quem a prefere. A diferença específica entre a explicação, explicação mágica e a científica reside no modo como se gera um sistema explicativo

Relacionados