Resumo dos 4 primeiros capitulo do livro revolução dos bichos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1867 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Revolução dos bichos
De
George Orwell

Resumo. 1ª parte (cap. I á IV)
CAP. I

Tudo começa na Granja do Solar, quando seu dono o senhor Jones, bêbado fechava as portas da granja a noite, mas, de tão bêbado que estava esqueceu-se de fechar as vigias e foi se deitar, jun a sua esposa.
Voltando um pouco no tempo, naquele dia surgirá um boato entre os animais, que o major, o porco maisconceituado da li, convidara todos para sua pocilga para lhes contar sobre um sonho estranho que tivera na noite passada.
Assim que a luz do quarto de Jones se apagou, os bichos foram o ponto de encontro e organizaram-se próximo ao major. Assim que todos haviam chegado o major começou a falar.
Começou alertando-os, que deixaria o sonho por ultimo, e começou a refletir sobre a vida que levavam naquelagranja. Iniciou afirmando que nenhum animal após completar seu primeiro ano de idade sabia o que era o lazer e que suas além de miseráveis são curtas. Que assim que acabará sua serventia a vida lhes era tirada de forma cruel, mesmo os que sobrevivem a isso ganham apenas a essencial para respirarem, os conseguem trabalhar lhes é tirado até a ultima parcela das suas forças.
Logo após ele colaca asseguintes perguntas no ar: será essa apenas a ordem natural das coisas? Será esta nossa terra tão pobre que não ofereça condições de vida a seus habitantes?
Depois com patriotismo as responde dizendo que a Inglaterra é fértil, que sua terra caberia várias vezes mais animais do que os ela possui hoje e que mesmo a granja caberia dúzias de animais a mais, vivendo em perfeito conforto e dignidade.O porquê que isso não acontecia? Perguntou-lhes o porco. Ele mesmo responde dizendo que a culpa é homem, pois ele é o único animal que consome sem produzir, que lucra com o produto dos outros, que faz com que as mães não conheçam seus filhotes e que através dele todos os animais sem exceção encontram um fim não natural.
E agora sem qualquer insolação ele conclui sua fala dizendo que o homem é overdadeiro inimigo e que o tirando de cena o homem tudo se resolverá, nenhum trabalhará além de seus limites, nenhum irá se vestir, nenhum animal deve beber álcool, em resumo todos os hábitos do homem são maus, e o principal, nenhum animal deve tiranizar outro animal seja qual for, trazendo assim a ideia de revolução contra o homem.
Chegando finalmente ao seu sonho o major diz que, quando eraapenas um leitão sua mãe e as outras porcas cantavam uma canção a qual só conheciam a melodia e algumas palavras, e que naquela noite a musica e a melodia voltara a sua memória, e era assim:



Bichos da Inglaterra e da Irlanda,
Daqui, dali, de acolá,
Escutai a alvissareira
Novidade que virá.
Mais hoje, mais amanhã,
O Tirano vem ao chão,
E os campos da Inglaterra
Só os bichos pisarão.Não mais argolas nas ventas,
Dorsos livres dos arreios,
Freio e espora enferrujando
E relho em cantos alheios.
Riqueza incomensurável,
Terra boa, muito grão,
Trigo, cevada e aveia,
Pastagem, feno e feijão.
Lindos campos da Inglaterra,
Ribeiros com águas puras,
Brisas leves circulando,
Liberdade nas alturas.
Lutemos por esse dia
Mesmo que nos custe a vida.
Gansos, vacas e cavalos,
Todosunidos na lida.
Bichos da Inglaterra e da Irlanda,
Daqui, dali, de acolá,
Levai esta minha mensagem
E o futuro sorrirá.


O canto empolgou a bicharada, que a cantou a noite toda fazendo uma enorme algazarra, que logicamente acordou o senhor Jones, que pensando que havia raposa na área deu um tiro no escuro que acabou acertando o celeiro e todos os animais se espalharam rapidamente, e empoucos instantes com todos no lugar certo a granja inteira dormira.

CAP. II

Três noites após aquele dia o major vira a falecer, sendo enterrado no fundo do pomar.
Começava o mês de março, e por três meses houve intensas atividades secretas, a palestra do major os havia dado uma nova chance de vida para os demais animais. Ficou para os porcos a tarefa de organizar tudo,por serem...
tracking img