Resumo doresende

1203 palavras 5 páginas
BUNGE. Mário. - Epistemologia: curso de atualização, São Paulo: T.A Queiroz/EDUSP. 1980. Capitulo 2 , HEGNBERG. – Leônidas. Explicações cientificas: Introdução à filosofia da ciência. São Paulo: F. P.U. EDUSP. 1973 segunda parte capitulo 5 LAKATOS. Eva Maria & MARCONI. Marina de Andrade. Metodologia Cientifica. São Paulo Atlas. 1991

Os tipos de conhecimento humano e os Métodos Científicos.

No método de preocupação do objeto, o sujeito cognocente pode passar para dentro de todos os campos do conhecimento ao estudar o homem pode-se considerar como um ser biológico, pode se observar como criado por Deus, a sua imagem e semelhança, apesar da separação metodológica entre os tipos de conhecimento popular, filosóficos, religiosos e científicos. Para melhor entender cada um desses tipos de conhecimentos, foi traçado um paralelo entre o conhecimento cientifico e o conhecimento popular, para depois sinteticamente identificar o que caracteriza cada um deles. O primeiro passo é diferencia-lo de outro tipo de conhecimento existente, A obra no contorno popular e a obra no contorno da ciência da medicina. O conhecimento vulgar ou popular, também chamado de senso comum, não se diferencia do conhecimento nem pela verdade, nem pela natureza do objeto conhecido, o que diferencia e a Forma o Modo ou o Método e os Instrumentos do conhecer.
Aspectos a considerar: A ciência não e o único caminho de acesso ao conhecimento e a verdade. O que leva um ao conhecimento científico e outro ao vulgar ou popular e a forma de observar. Características do conhecimento popular, apesar de sua aspiração a racionalidade e objetivo só consegue atingir essa condição de forma muito limitada. O conhecimento cientifico diferencia –se do popular muito mais no que se refere ao seu argumento metodológico propriamente ao seu argumento, apresentamos, as características dos quatro tipos de conhecimento; popular filosóficos teológicos cientifico.
Conhecimento popular: Superficial; conforma se com

Relacionados